Planejamento de Aulas

O Planejamento de Aulas foi criado para ajudar os professores a organizar melhor as aulas e como elas serão ministradas. Além disso, é pretendido facilitar o acesso a essas aulas por parte dos alunos, principalmente quando são aulas não presenciais, ou seja, aulas Online.

Para encontrar a função de planejamento de aulas você deve entrar na disciplina desejada, ir no menu de “Planejamento” (imagem 1) e clicar no botão .

Imagem 1

Ao clicar no botão você será direcionado para uma interface que exibe todos os seus horários de aula para aquela disciplina (imagem 2), considerando os horários do tipo Casa e os horários do tipo Sala de Aula, veja mais sobre os tipos de horários em Tipos dos horários.

Imagem 2

Os horários do tipo Sala de Aula podem receber aulas dos tipos Presencial, que é o padrão, Online Síncrona, Online Assíncrona. Os horários do tipo casa recebem os trabalhos de Estudo Dirigido.

Tipos de aula podem variar entre estudo dirigido, online síncrona, online assíncrona e presencial:

  • Quando a aula for do tipo Estudo Dirigido, o professor irá deixar algum conteúdo preparado para estudarem em casa por um determinado período.
  • Online Síncrona, é uma aula online em que o professor vai estar ao vivo aplicando o conteúdo para o alunos.
  • Online Assíncrona, é uma aula preparada pelo professor para aquele determinado dia. A atividade pode ser realizada até o limite do fim da aula.
  • Aula Presencial, é a aula presencial no campus da instituição.

No Planejamento de aulas, quando o horário for do tipo “Casa” por padrão o tipo de aula será “Estudo Dirigido” e essas aulas estarão disponíveis para serem selecionadas na criação e importação de Estudos Dirigidos.

Já quando os horários forem do tipo “Sala de Aula” serão possíveis os outros 3 tipos de aulas. Clicando na seta para baixo irá ser apresentado os tipos de aula Presencial, Online Síncrona e Online Assíncrona.

Imagem 3

Escolhendo a opção Online Síncrona (imagem 3), será disponibilizado um campo para ser preenchido (imagem 4), nesse campo você irá adicionar o link da sala de aula virtual, pode ser um link do meet, do zoom, ou de outras plataformas.

Imagem 4

Após colocar o link dentro do campo, basta clicar no botão salvar no canto superior direito.

Escolhendo a opção Online Assíncrona, serão disponibilizados novos campos para preencher, como mostrado na imagem 5.

Imagem 5

Ao salvar a aula, uma atividade será liberada para os alunos. Quando um aluno sinalizar a conclusão da aula, automaticamente o sistema irá lhe imputar presença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *