Planejamento de Aulas

O Planejamento de Aulas foi criado para ajudar os professores a organizar melhor as aulas e como elas serão ministradas. Além disso, é pretendido facilitar o acesso a essas aulas por parte dos alunos, principalmente quando são aulas não presenciais, ou seja, aulas Online.

Para encontrar a função de planejamento de aulas você deve entrar na disciplina desejada, ir no menu de “Planejamento” (imagem 1) e clicar no botão .

Ao clicar no botão você será direcionado para uma interface que exibe todos os seus horários de aula para aquela disciplina (imagem 2), considerando os horários do tipo Casa e os horários do tipo Sala de Aula, veja mais sobre os tipos de horários em Tipos dos horários.

Os horários do tipo Sala de Aula podem receber aulas dos tipos Presencial, que é o padrão, Online Síncrona, Online Assíncrona. Os horários do tipo casa recebem os trabalhos de Estudo Dirigido.

Tipos de aula podem variar entre estudo dirigido, online síncrona, online assíncrona e presencial:

• Quando a aula for do tipo Estudo Dirigido, o professor irá deixar algum conteúdo preparado para estudarem em casa por um determinado período.
  • Online Síncrona, é uma aula online em que o professor vai estar ao vivo aplicando o conteúdo para o alunos.
  • Online Assíncrona, é uma aula preparada pelo professor para aquele determinado dia. A atividade pode ser realizada até o limite do fim da aula.
  • Aula Presencial, é a aula presencial no campus da instituição.

No Planejamento de aulas, quando o horário for do tipo “Casa” por padrão o tipo de aula será “Estudo Dirigido” e essas aulas estarão disponíveis para serem selecionadas na criação e importação de Estudos Dirigidos.

Já quando os horários forem do tipo “Sala de Aula” serão possíveis os outros 3 tipos de aulas. Clicando na seta para baixo irá ser apresentado os tipos de aula Presencial, Online Síncrona e Online Assíncrona.

Escolhendo a opção Online Síncrona (imagem 3), será disponibilizado um campo para ser preenchido (imagem 4), nesse campo você irá adicionar o link da sala de aula virtual, pode ser um link do meet, do zoom, ou de outras plataformas.

Após colocar o link dentro do campo, basta clicar no botão salvar no canto superior direito.

Escolhendo a opção Online Assíncrona, serão disponibilizados novos campos para preencher, como mostrado na imagem 5.

Ao salvar a aula, uma atividade será liberada para os alunos. Quando um aluno sinalizar a conclusão da aula, automaticamente o sistema irá lhe imputar presença.