Estudos dirigidos no SIGA

Este artigo te ajudará a:

• Acessar seus estudos dirigidos no SIGA (parte 1);
  • Criar novos estudos dirigidos no SIGA (parte 2);
  • Importar estudos dirigidos nas turmas (parte 3);
  • Editar estudos dirigidos (parte 4).

Parte 1 – Acessando Estudos Dirigidos

Após acessar o SIGA, você pode acessar seus Estudos Dirigidos através do menu lateral do SIGA, clicando no módulo Acadêmico e, em seguida, Meus Estudos Dirigidos. Você verá todos os seus estudos dirigidos listados. Alternativamente, você tem acesso aos estudos dirigidos de uma disciplina seguindo os passos:  Ao acessar sua disciplina no SIGA (Como acessar sua disciplina no SIGA), clique na aba “PLANEJAMENTO” e em seguida no botão “ VER TODOS“ (1), dentro da área “Estudo Dirigido” (Imagem 2).

Parte 2 – Criando um Estudo Dirigido

Se você acessou os seus estudos dirigidos pelo menu lateral, basta clicar no botão “+” para iniciar a criação de um novo Estudo Dirigido (imagem 3). Neste caso, o estudo dirigido NÃO será publicado automaticamente, sendo necessário importar para a turma desejada (passo 3).

Se você acessou pela disciplina, na aba planejamento, clique no botão adicionar (2) para iniciar a criação de um novo estudo dirigido. Neste caso, o estudo dirigido SERÁ AUTOMATICAMENTE PUBLICADO na turma em que foi criado.

APÓS A PUBLICAÇÃO DE UM ESTUDO DIRIGIDO, NÃO É POSSÍVEL EDITAR SUAS INFORMAÇÕES, POR ISSO, É RECOMENDADO QUE O ESTUDO SEJA CRIADO ATRAVÉS DA PRIMEIRA ALTERNATIVA, OU SEJA, PELO MENU LATERAL DO SIGA. CASO HAJA NECESSIDADE DE EDITAR UM ESTUDO DIRIGIDO, SIGA O PASSO 4 DESTE ARTIGO

No cadastro de um novo dirigido, primeiro preencha a descrição e escolha a disciplina. Caso você tenha optado por criar um novo estudo dirigido diretamente na disciplina, será necessário preencher data de início e a data de término. A disciplina será preenchida automaticamente usando a disciplina que você acessou para criar o registro.

Preencha, em seguida, o objetivo e a ementa do estudo dirigido.

Para cadastrar um conteúdo, clique no botão de adicionar um novo conteúdo e selecione um material didático, previamente cadastrado (como cadastrar um material didático), preencha seu título e descrição. Caso queira adicionar mais conteúdos, repita o processo utilizando o botão de adicionar dentro do quadro de conteúdos.

Em seguida, informe as leituras complementares.

Para cadastrar um exercício, clique no botão de adicionar um novo exercício e selecione uma atividade, previamente cadastrada (como cadastrar uma atividade no SIGA), preencha sua descrição, valor e data de entrega. Caso o processo tenha sido feito pelo menu lateral do SIGA, a pontuação não será informada neste momento, e sim na importação para a turma (passo 3). Para adicionar mais exercícios, repita o processo utilizando o botão de adicionar dentro do quadro de exercícios.

Preencha todas as informações obrigatórias (contém um *) para habilitar o botão “SALVAR“.

Parte 3 – Importando Estudos dirigidos para uma turma

Dentro da aba “PLANEJAMENTO” da turma para a qual o estudo dirigido será importado, clique no botão “Importar dos Meus Estudos Dirigidos” (3) para realizar a importação de um estudo dirigido previamente cadastrado (imagem 2).

Selecione o estudo dirigido que pretende importar para a turma, em seguida preencha as datas de início e término do estudo dirigido. Logo abaixo, é possível visualizar o(s) exercício(s) do estudo dirigido e selecionar seu valor e data de entrega.

Clique em SALVAR para concluir a importação.

Parte 4 – Editando Estudos Dirigidos

Hoje o SIGA não permite a edição de Estudos Dirigidos já publicados. Por isso, é preciso seguir dois fluxos diferentes, um para edição de estudos dirigidos não publicados e outro para estudos dirigidos já publicados que não foram concluídos por nenhum aluno e cujas avaliações:

• Não tenham recebido respostas dos alunos;
  • Não tenham notas lançadas (entrar na interface de lançamento de notas e clicar em salvar conta como nota lançada).

Para estudos dirigidos já publicados que não cumpram essas condições, não é possível editar o estudo dirigido.

Para editar um estudo dirigido não publicado, basta acessar os meus estudos dirigidos no menu lateral do SIGA (parte 1) clicar no ícone de engrenagem no estudo dirigido em que deseja editar e, em seguida, clicar no lápis.

Para editar um estudo dirigido já publicado que se encaixa nas condições acima, é necessário exclui-lo e importar novamente dos meus materiais. Para isso, siga os passos:

ATENÇÃO! NÃO É POSSÍVEL REVERTER A EXCLUSÃO DE UM REGISTRO NO SIGA. CERTIFIQUE-SE DE QUE OS REGISTROS EXCLUÍDOS SÃO OS CORRETOS

1. Acesse suas avaliações dentro da turma desejada, clique na engrenagem da avaliação vinculada ao estudo dirigido que deseja excluir e, em seguida, na lixeira. Caso a lixeira não apareça, é porque não se enquadra nas condições que permitem a exclusão e, portanto, não poderá ser excluída.
  2. Acesse os seus estudos dirigidos dentro da aba “Planejamento” da turma desejada (imagem 2), clique na engrenagem do estudo dirigido que deseja excluir e, em seguida, na lixeira. Caso a lixeira não apareça, é porque não se enquadra nas condições que permitem a exclusão e, portanto, não poderá ser excluído.
  3. A partir deste momento, o estudo dirigido não estará mais publicado e se encontrará apenas em “Meus Estudos Dirigidos”, no menu lateral do SIGA. Basta acessar os meus estudos dirigidos no menu lateral do SIGA (parte 1) clicar no ícone de engrenagem no estudo dirigido em que deseja editar e, em seguida, clicar no lápis.
  4. Depois de fazer a edição, você precisará importar o estudo dirigido novamente para a turma selecionada para publicá-lo. Basta seguir a parte 3 deste artigo para fazer a importação.