Materiais didáticos no SIGA

Passo 1 – Acessando os materiais

Após acessar o SIGA, você pode acessar seus materiais didáticos através do menu lateral do SIGA, clicando no módulo Acadêmico e, em seguida, Meus Materiais Didáticos. Alternativamente, você tem acesso aos materiais didáticos de uma disciplina seguindo os passos: Acesse sua disciplina no SIGA (Como acessar sua disciplina no SIGA), clique na aba “PLANEJAMENTO” . Você verá o quadro “Material Didático“.

Dentro do quadro de material didático, você terá as seguintes opções (imagem 2):

1. Ver todos – Lista todos os materiais didáticos da disciplina;
  2. Adicionar – Permite a criação de um novo material didático (Passo 2);
  3. Importar dos Meus Materiais – Importa um material didático cadastrado pelo acesso via menu lateral (material didático do professor, Passo 3);
  4. Importar da Referência Letiva – Importa os materiais didáticos cadastrados na mesma disciplina em semestres anteriores (Passo 4).

Passo 2 – Cadastrando um novo material didático

Para cadastrar um novo material didático diretamente em uma disciplina, você pode clicar no botão Adicionar, diretamente no quadro “Material Didático” (imagem 2) ou entrar na listagem de materiais didáticos, pelo botão “Ver todos” e, em seguida, clicar no botão “+” (imagem 3). O material cadastrado já estará publicado para os alunos da turma e disponível nos materiais do professor e poderá ser importado para outras turmas. O processo de cadastro está detalhado abaixo.

Para cadastrar um novo material didático nos “Meus Materiais Didáticos”, após acessar os materiais didáticos do professor (imagem 1) e ver a listagem dos materiais, clique no botão “+” (imagem 3). O material cadastrado NÃO estará publicado para os alunos de nenhuma turma, mas estará disponível nos materiais do professor e poderá ser importado para qualquer turma da disciplina escolhida . É necessário importar o material para alguma turma antes que os alunos desta turma possam visualizar o material. O processo de cadastro está detalhado abaixo.

Para seguir com o processo de registro de um novo material didático, digite a descrição do material didático e selecione seu tipo (detalhado abaixo). Caso o cadastro tenha sido feito pelo menu lateral, será necessário definir a disciplina (imagem 4)

• Para o tipo texto, digite o texto do material didático;
  • Para os tipos arquivo, arquivo de audio e arquivo de video, faça o upload de seu arquivo clicando no botão “+” (Imagem 5);
  • Para o tipo vídeo, preencha a URL do vídeo e selecione o tipo de visualização ( para “incorporado“, o vídeo estará presente diretamente no material, para “Link“, um link que direciona para o vídeo será inserido (imagem 6);
  • Para o tipo link, preencha a URL a ser inserida.

Para finalizar, clique em “SALVAR“.

Passo 3 – Importando um material didático dos meus materiais

Dentro do quadro “Material Didático“, clique no botão Importar dos Meus Materiais para importar para a turma um material cadastrado previamente.

Selecione o material didático desejado e clique em SALVAR para concluir a importação.

Passo 4 – Importando materiais didáticos da referência letiva

Dentro do quadro “Material Didático“, clique no botão Importar da Referência Letiva para importar para a turma os materiais cadastrados na mesma disciplina em um semestre anterior.

Selecione a referência letiva desejada e clique em SALVAR para concluir a importação.