Como cadastrar atividades no SIGA

Ao acessar sua disciplina no SIGA (Como acessar sua disciplina no SIGA), clique na aba “PLANEJAMENTO” e em seguida no botão “ ADICIONAR“, dentro da área “Minhas Atividades” (Imagem 1).

Preencha todas as informações obrigatórias (marcadas com *) para cadastrar sua atividade. Se desejar, você poderá acrescentar um arquivo para ser disponibilizado na atividade (imagem 2).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-tela-de-2020-03-20-15-10-47.png

Você também pode cadastrar uma atividade através do menu lateral do SIGA, clicando no módulo Acadêmico e, em seguida, em minhas atividades (imagem 3). O cadastro é feito da mesma forma, porém é necessário especificar a disciplina para a qual a questão será cadastrada.

Existem três tipos diferentes de atividades, sendo elas:

• Questionário;
  • Pesquisa;
  • Presencial.

Caso o tipo da atividade seja “Questionário“, a aba “QUESTÕES” será habilitada (imagem 4), e nela você deverá adicionar as questões previamente cadastradas (Como cadastrar questões no SIGA). Os questionários serão respondidos pelo aluno diretamente no SIGA, ou seja, os alunos poderão responder às questões (abertas ou fechadas) sem precisar enviar qualquer arquivo para o sistema.

Caso o tipo da atividade seja “Pesquisa“, o aluno, ao acessar a atividade, poderá enviar um arquivo de seu computador, ou seja, é o tipo ideal para atividades em que o aluno precisa montar pdfs, slides, videos ou apresentações que serão acessadas pelo professor.

As atividades do tipo “Presencial” estarão disponíveis no SIGA do aluno com as informações cadastradas, porém o mesmo não terá acesso a nenhuma ferramenta como envio de arquivos ou respostas a questionários para responder à atividade. Esta atividade é cadastrada para ser realizada presencialmente em sala de aula, não contando com ferramentas para sua resolução no SIGA.

Ao terminar de preencher as informações, clique em “SALVAR