Avaliações no SIGA

Para acessar suas avaliações no SIGA, acesse sua disciplina (Como acessar sua disciplina no SIGA). Você verá o quadro de Avaliações na aba Planejamento. Nela, você terá acesso aos botões Ver Todos e Adicionar. As opções são detalhadas abaixo.

Imagem 1

1 – Cadastrando uma nova avaliação

Atenção! Para estudos dirigidos, as avaliações são cadastradas automaticamente, portanto não é necessário realizar cadastro manual das mesmas! Clique no link abaixo para acessar o artigo sobre estudos dirigidos no manual.

Estudos dirigidos no SIGA

Clique no botão de Adicionar para iniciar o cadastro de uma nova avaliação. No SIGA existem as seguintes categorias de avaliação:

  • Prova Final – tem o valor fixo de 100 pontos, podendo ser solicitada pelo aluno para melhorar sua média no semestre;
  • Prova – da suporte à vinculação de uma atividade previamente cadastrada para ser realizada no SIGA;
  • Trabalho Individual – da suporte à vinculação de uma atividade previamente cadastrada para ser realizada no SIGA;
  • Trabalho em grupo – da suporte à vinculação de uma atividade previamente cadastrada para ser realizada no SIGA;
  • Prova substitutiva – permite que o aluno solicite uma prova para substituir uma prova realizada previamente.

As avaliações do tipo Prova, Trabalho Individual e Trabalho em grupo não possuem diferenças práticas, sendo apenas descritivas.

Para cadastrar uma Prova Final, selecione esta categoria no campo “Categoria”. Para a prova final, o valor já é automaticamente alterado para 100 pontos, podendo ser alterado na tela de cadastro.

Preencha o título da avaliação e especifique a opção “Informar Manualmente“. Essa opção altera a configuração de dia/horário de entrega da prova. Caso esteja marcado como Sim, será necessário especificar a data de entrega e a hora de entrega. Caso seja marcado como Não, você deverá especificar a aula de início e aula de término.

O campo “Visualizar Correção” informa se o aluno poderá visualizar a correção da atividade após a liberação das notas. Após preencher todas as informações obrigatórias, o botão SALVAR será habilitado. Clique em salvar para concluir o cadastro.

Para cadastrar uma Prova, Trabalho individual ou Trabalho em grupo, selecione a categoria desejada no campo “Categoria”. Altere o valor da avaliação e siga o cadastro da mesma forma que seria feito na prova final. Adicionalmente, será disponibilizada uma aba Atividade para informar a atividade relacionada a avaliação.

Clique na lupa do campo “Atividade” para selecionar a atividade a ser vinculada à avaliação. É importante ressaltar que a atividade tem que ser previamente cadastrada. Caso ainda não tenha feito esse processo, siga o artigo Como cadastrar atividades no SIGA. Depois de selecionar a atividade e preencher todas as informações obrigatórias, o botão SALVAR será habilitado. Clique em salvar para concluir o cadastro

Para cadastrar uma Prova substitutiva, siga o processo de cadastro da prova final detalhado acima e, em seguida, selecione as avaliações que poderão ser substituídas pela prova substitutiva. O aluno poderá solicitar substituição de uma das provas selecionadas apenas.

Atenção! O SIGA só permite o cadastro de duas avaliações substitutivas por semestre em cada disciplina, sendo uma delas a prova substitutiva da avaliação integrada. Caso um professor cadastre mais de uma prova substitutiva dentro da disciplina, o SIGA não aceitará o cadastro da substitutiva da AII.

2 – Excluindo avaliações no SIGA

Seguido a parte inicial deste artigo, clique no botão Ver Todos para visualizar suas avaliações da disciplina. Clique na disciplina para exibir as opções disponíveis.

Caso a avaliação esteja apta a ser excluída, um ícone de lixeira aparecerá nas opções. Clique na lixeira para excluir a avaliação.

Caso a lixeira não apareça, a avaliação se enquadra em um dos seguintes casos e não é possível realizar sua exclusão:

  • A avaliação recebeu respostas dos alunos;
  • A avaliação possui notas lançadas (entrar na interface de lançamento de notas e clicar em salvar conta como nota lançada).

3 – Editando uma avaliação no SIGA

Siga os passos da parte 2 para visualizar as opções de uma avaliação. Clique no lápis para editar a avaliação.

Você verá a página de informações da avaliação para realizar as alterações. Após feitas as alterações, basta clicar em Salvar para concluir a edição.

Obs.: Caso seja necessário editar o valor de uma avaliação, nenhum aluno poderá ter recebido uma nota superior ao novo valor. Como exemplo, se determinada avaliação tinha valor 8, e os alunos estão avaliados com notas diversas até 8, para redefinir o valor como 4, antes é necessário que o professor acesse a tela de lançamento de notas e reduza o valor das notas dos alunos (parte 4) para que sejam compatíveis com o novo valor máximo da avaliação.

4 – Lançando notas em avaliação

Após o acesso de todas as avaliações (parte 1) clique na engrenagem da avaliação para a qual deseja lançar notas. Caso a avaliação possua a data de início anterior à data atual, será possível realizar o lançamento de notas clicando no ícone de lançamento de notas (1).

Ao clicar no ícone de lançamento de notas, você verá a tela abaixo, com os detalhes da avaliação e a listagem dos alunos com o campo de lançamento de notas. Caso a avaliação seja do tipo Questionário, você verá também um botão para corrigir o questionário do aluno. No caso de uma avaliação do tipo Pesquisa, você verá um botão para fazer download do arquivo de resposta do aluno.

Ao final da página de lançamento de notas, você encontrará a opção “Liberação de Notas“. As notas só serão exibidas para os alunos caso este campo esteja marcado como Sim.

Após o término das edições das notas dos alunos, vá até o final ou início da página de lançamento de notas e cliquem em SALVAR para salvar as notas.

Atenção! Após clicar em salvar pela primeira vez, mesmo com as notas zeradas, os registros de notas são criados no SIGA e, a partir deste momento, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL EXCLUIR A AVALIAÇÃO.