É um Projeto do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC) e integra o Plano Contingencial da Instituição de prevenção e enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus vivenciada no mundo e no Brasil. O UNIFAGOC COM VOCÊ prevê uma série de ações institucionais inovadoras e elevados investimentos no suporte aos alunos, professores, colaboradores e população em geral, a fim de EVITAR o contágio entre a comunidade acadêmica pela COVID-19, o cancelamento total das aulas, dos atendimentos da instituição, perda do semestre letivo, adiamento de Colações de Grau e Formaturas, corte de salários, eventuais demissões e prejuízos ainda maiores para alunos, professores e colaboradores da Instituição.

É uma das medidas contingenciais do UNIFAGOC no enfretamento à epidemia causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19) com o objetivo de MANTER a prestação do serviço educacional de graduação da Instituição com a mesma qualidade e inovação que os alunos já conhecem. Esta decisão é subsidiada pelo Ministério da Educação, conforme a Portaria n° 343, publicada no dia 17 de março de 2020, no Diário Oficial da União, que autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais até a situação ser normalizada. A portaria prevê: “Substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, de que trata o art. 2o do Decreto no 9235, de 15 de dezembro de 2017”.

O Regime Letivo Remoto do UNIFAGOC NÃO é EAD. No Ensino à Distância, há um Projeto Pedagógico e ferramentas padronizadas para a oferta de um determinado curso, além disso não há professor acompanhando os alunos em cada disciplina, apenas, um tutor que chega a monitorar até 500 alunos. Já o Regime Letivo Remoto, é uma medida emergencial, transitória e de garantia ao direito à educação dos alunos do UNIFAGOC, além de estar autorizada pelo Ministério da Educação. A implantação do Regime Letivo Remoto não altera a modalidade de ensino dos cursos, os quais continuam sendo considerados como presenciais, e nem diminui os custos da Instituição, visto que, com a substituição temporária das aulas teóricas presenciais pelas remotas, utilizando meios e tecnologias de informação e comunicação, o UNIFAGOC elevou os investimentos em infraestrutura tecnológica e tem seu Grupo Diretivo, colaboradores e professores trabalhando exaustivamente no sentido de EVITAR a perda de um semestre inteiro e prejuízos maiores para todos os alunos e seus familiares. O UNIFAGOC não está ofertando cursos EAD para alunos que contrataram cursos presenciais. Está lutando para garantir os cursos em um momento em que eles não podem mais ser presenciais. Está investindo pesado em Sistemas, professores e colaboradores, os quais estão adaptando os mesmos conteúdos das aulas presenciais e dos serviços institucionais à nova, moderna e irreversível realidade neste momento atual vivido pelo Brasil e pelo mundo: um tipo de aula com apoio de tecnologia, em que os alunos experimentarão muitas inovações pedagógicas até podermos retornar ao Regime Letivo Normal.

Não. Muito pelo contrário, todos os custos aumentaram e não serão repassados aos alunos. O UNIFAGOC investiu e continuará investindo pelo tempo que for necessário em estrutura, equipamentos e sistemas tecnológicos para suportar as elevadas demandas de acesso, produção e uploads de materiais, aquisição e criação de ferramentas para suporte e atendimento online aos alunos, professores e colaboradores, além de treinamentos remotos, qualificações e acompanhamento de nossas equipes no trabalho home office com toda infraestrutura fornecida e horas extras pagas pela instituição. Destacamos ainda que as aulas remotas serão realizadas pelos próprios docentes do curso, seguindo a mesma carga horária das disciplinas e o Plano Pedagógico do Curso para este semestre, com as devidas adaptações à realidade atual. Portanto, não há substituição de professores e/ou colaboradores e nem diminuição de carga horária dos mesmos, inclusive dos docentes com aulas práticas e laboratoriais que continuarão recebendo normalmente mesmo sem lecioná-las neste primeiro momento, já que serão repostas ao término da suspensão das aulas presenciais sem custo adicional ao aluno. Dessa forma, todo o custo mensal da instituição continua o mesmo. Contamos com a compreensão de nossos alunos nesse momento de adversidade para todos, no qual construímos em tempo recorde o método ideal para manutenção da prestação de nossos serviços educacionais sem a perda da qualidade. Tal modelo está sendo adotado pelas Melhores Universidades do Brasil e do Mundo e é autorizado pelo Ministério da Educação. É momento de focarmos na solução e trabalharmos juntos no andamento de um bom semestre letivo para todos.

Esta medida ocasionaria prejuízos enormes para alunos e professores como: adiamento da Colação de Grau e Formatura de todos os discentes, aumento no tempo de formação acadêmica, impedimento na conquista de vagas de empregos em cargos que exigem ensino superior e alteração de todo Calendário Acadêmico para cumprir a determinação da legislação de no mínimo 200 dias letivos. Além disso, não podemos tomar tal medida sem a autorização do Sindicato dos Professores que já estabelece obrigatoriamente como período de férias do corpo docente das Instituições de Ensino Superior os meses de julho e janeiro. É por estar pensando exclusivamente em seus alunos que o UNIFAGOC optou pelo Regime Letivo Remoto para aulas teóricas e informará o calendário de reposição das aulas práticas ao fim da suspensão das atividades presenciais.

Todos os alunos das graduações do UNIFAGOC em Administração, Ciência da Computação, Ciências Contabeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. (Clique aqui e baixe o e-book com todas as orientações)

Sim. A portaria do Ministério da Educação n° 345, publicada no Diário Oficial da União em 17 de março de 2020, autorizou a substituição das aulas presenciais pelas remotas nas disciplinas teóricas-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso. Em breve, informaremos o início e como funcionará o Regime Letivo Remoto para a Medicina UNIFAGOC.

As atividades do Internato da Medicina UNIFAGOC continuam suspensas. No entanto, no dia 20 de março de 2020, o Ministério da Educação publicou a portaria n° 356 autorizando, em caráter excepcional, os alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do curso de Medicina a realizarem o estágio curricular obrigatório em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades a serem especificadas pelo Ministério da Saúde, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública decorrente da COVID-19 (coronavírus). As áreas autorizadas são as de Clínica Médica, Pediatria e Saúde Coletiva, além do apoio às famílias e aos grupos de risco, de acordo com as especificidades do curso. Os alunos interessados deverão obrigatoriamente se inscrever conforme orientações que serão apresentadas pelo Ministério da Educação nos próximos dias. Caberá ao Ministério da Saúde selecionar, alocar e organizar os alunos voluntários, não tendo o UNIFAGOC nenhuma responsabilidade neste processo. Ao voluntariado, será emitido Certificado de Participação no Esforço de Contenção da Pandemia pelo UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), com a respectiva carga horária efetivamente cumprida e que será utilizada na substituição de horas devidas em sede de estágio obrigatório nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Saúde Coletiva. A atuação dos alunos é de caráter relevante e será considerada na pontuação para ingresso nos cursos de residência médica.

Sim. O UNIFAGOC manterá a prestações dos serviços educacionais contratados. Apesar das atividades presenciais estarem suspensas, TODOS os professores e colaboradores continuam trabalhando normalmente, com a mesma carga horária, para que as aulas e os atendimentos remotos aconteçam com a mesma qualidade e inovação, características de nossa Instituição. Além disso, o Grupo Diretivo da IES não está poupando esforços e investimentos para manter a excelência de todos os serviços educacionais prestados pelo UNIFAGOC à comunidade acadêmica e à população de Ubá e Região.

Não. De acordo com a Lei Federal 9.870/99, a contratação dos serviços particulares de educação se dá por anuidades ou semestralidade – dependendo se o contrato for pré-escola, Ensino Fundamental, Médio ou Superior. No parágrafo 5 da referida lei, “o valor total, anual ou semestral, apurado na forma dos parágrafos precedentes, terá vigência por um ano e será dividido em doze ou seis parcelas mensais iguais”. Dessa forma, a suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino não implica em descontos nas mensalidades.

Contate a Secretaria Financeira do UNIFAGOC pelo whatsapp (32) 99928-4084, pelo chat no site comvoce.unifagoc.edu.br ou pelo telefone (32) 3539-5600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Comunique imediatamente a Secretaria Financeira do UNIFAGOC para encontrar juntamente ao nosso Time uma solução temporária para pagamento das mensalidades de seu curso. Os canais de atendimento são o whatsapp (32) 99928-4084, o chat no site comvoce.unifagoc.edu.br ou o telefone (32) 3539-5600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Contate o Diretor de seu curso ou a equipe de Suporte do SIGA pelo chat no site comvoce.unifagoc.edu.br, de segunda a sexta-feira, das 10h às 23h.

Não. O calendário de reposição das aulas práticas será informado ao fim da suspensão. Por enquanto, somente as aulas teóricas ocorrerão de forma remota por meio do SIGA e demais tecnologias de informação e comunicação. O UNIFAGOC continuará pagando normalmente os professores com aulas práticas e laboratoriais neste período de suspensão, visto que as mesmas serão repostas posteriormente sem nenhum custo adicional aos alunos.

Até o dia 31 de março, as atividades em campo de todos os alunos regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório estão suspensas, bem como os atendimentos e os serviços prestados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas do UNIFAGOC (NPJ), Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira (Nise) e Clínica de Odontologia. Recomendamos, também, a suspensão das atividades em campo dos alunos regularmente matriculados na disciplina de Estágio – em caráter não-obrigatório. Neste caso, o estudante deve seguir as orientações da empresa Concedente-Supervisor do Campo.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica terão os encontros presenciais suspensos e devem ser incorporados ao Regime Letivo Remoto, com todas as orientações e acompanhamentos dos projetos realizados de forma virtual e eletrônica de acordo com o estabelecido pela direção de cada curso e/ou professor orientador.

Por enquanto não. Durante o Regime Letivo Remoto, não está prevista a aplicação de provas. As mesmas estão adiadas para um momento em que a situação já estiver devidamente regularizada. Qualquer alteração, a Instituição comunicará imediatamente. Trabalho, Seminários e Atividades Avaliativas foram repensadas e adaptadas para que sejam feitas de forma remota via SIGA. Vale ressaltar que haverá atividades avaliativas efetuadas semanalmente pelo SIGA de cada um dos Materiais Didáticos de Estudos Remoto.

A situação será monitorada diariamente pelo Grupo Diretivo do UNIFAGOC. A cada quinze dias emitiremos um comunicado informando sobre a continuidade ou não dos procedimentos de aulas e atendimentos remotos de acordo com o avanço ou controle da epidemia no Brasil e no mundo.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelo whatsapp (32) 98417-4865, e-mail secretaria.geral@unifagoc.edu.br, chat no site comvoce.unifagoc.edu.br ou telefone (32) 3539-5600.

Nossas Bibliotecas Virtuais estão 100% online e à disposição de nossa comunidade acadêmica por meio do SIGA. A Biblioteca no Campus estará fechada e os alunos com devolução de livros programada para este período contarão com renovação automática sem qualquer prejuízo.

Nossas aulas da Pós-Graduação estão adiadas, tanto as realizadas em nosso Campus, em Ubá, quanto as que ocorrem nos Polos, junto aos nossos parceiros. Caso tenha alguma dúvida, contate nosso Time pelo whatsapp (32) 99923-4191, e-mail contatopos@unifagoc.edu.br, chat no site comvoce.unifagoc.edu.br ou telefone (32) 3539-5600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Acesse o site comvoce.unifagoc.edu.br e converse pelo chat com um de nossos especialistas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 23h.

Nosso Time está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo whatsapp (32) 99810-5600, e-mail faleconosco@unifagoc.edu.br, chat no site comvoce.unifagoc.edu.br, telefone 0800 037 5600, Facebook ou Instagram @unifagoc.