As informações referentes ao aluno e seu cadastro ficam na área de “Currículo e Oferta”, em “Aluno e Professor”:


No local, além do botão principal “Alunos” onde é realizado o cadastro dos alunos, também são encontrados dois botões de acompanhamento: o primeiro, o “Log de movimentações”, permite acompanhar todas as movimentações realizadas na ficha de um determinado aluno através da pesquisa do seu R.A (Registro acadêmico) e o segundo, “Documentos solicitados” permite acompanhar toda documentação solicitada aos alunos, com RA do aluno, nome, documento, datas de previsão e de entrega, esteja essa documentação não entregue, em validação, recusada ou validada, além de apresentar, quando for o caso, o motivo de rejeição do documento.
Cadastro de Alunos
Ao selecionar “Alunos” e realizar o filtro é aberta a lista dos alunos cadastrados. Ao pressionar “Incluir” (
) é aberto o cadastro de uma nova ficha de aluno.
Identificação

A ficha do aluno apresenta uma série de abas superiores e inferiores, além de itens ocultos na lista de anexos, mas apenas a aba “Identificação” apresenta itens obrigatórios ao salvamento do cadastro. São eles o Código da pessoa, um número gerado automaticamente por ordem progressiva de cadastros, o Registro Acadêmico, ou R.A, um número de registro do aluno que é a sua chave primária, o Nome do aluno, o Estado Natal, um campo de seleção dentre os estados cadastrados, e a Data de Nascimento.
A foto do aluno pode ser inserida fazendo o upload do arquivo ou realizando a captura pela webcam.
Mesmo não constituindo informações obrigatórias do cadastro, é necessário incluir o e-mail, pois a comunicação com esse aluno e o envio do seu usuário serão direcionados para esse endereço. Já o campo “Usuário” será preenchido automaticamente ao realizar o processo de geração de usuário,e ele é que permitirá o acesso do aluno ao Portal.

O botão “Localizar Pessoa/Registro Preliminar”, abaixo da data de nascimento, é um verificador de cadastro. Ao cadastrar um aluno, para verificar se ele já possui cadastro, é possível pesquisar nesse local e, caso já exista um cadastro de pessoa, é possível aproveitar as informações disponíveis e importar para a ficha do aluno o seu pré-cadastro.

A aba inferior “Informações adicionais”, em “Identificação” não possui itens obrigatórios mas o item “Cor/Raça”, por exemplo, é utilizado no Censo.

A aba de “Pessoas com necessidades educacionais especiais”, compreendida entre as abas de “Identificação”, compreende as informações sobre os alunos com deficiências que estudam na Instituição. O preenchimento dessas informações é importante para o atendimento das necessidades do aluno, para que ele possa desempenhar suas atividades acadêmicas, e reúne esse grupo de informações que será exportado para envio dos dados do Censo.
A deficiência é selecionada dentro de uma lista padrão, mas podem ser cadastradas suas especificidades nos Detalhes. Esse cadastro é alimentado pelo cadastro de deficiências, nos “Cadastros Auxiliares”.

A aba “Atendimento Especial” apresenta apenas os indicadores de atendimento de necessidades especiais e recursos para realização do ENADE.
Endereço

A segunda aba superior, “Endereço” possui duas abas inferiores de cadastro, com as informações de endereço pessoal e profissional. O cadastro do endereço pessoal é importante para direcionar, por exemplo, o endereço de cobrança do aluno ou a geração de relatórios padrão.
Em caso de alteração de endereço, é possível atualizar o endereço do Cliente/Fornecedor automaticamente pela ficha do aluno, basta alterar os dados na ficha do aluno e pressionar o botão “Atualização de endereços” (
) que o cadastro de endereço do Cliente/Fornecedor vinculado será atualizado.
Documentos

A aba “Documentos” possui quatro abas inferiores: Pessoais I, com a documentação de identificação geral e documetnos principais, “Pessoais II”, com as informações referentes à certidão de nascimento/casamento do aluno, “Complementares”, referente aos dados de passaporte e informações em caso de aluno estrangeiro e uma aba de anotações.
Responsáveis

Na aba “Responsáveis” é feito o cadastro dos pais do aluno, que devem ser ideitificados no campo “Tipo de relacionamento”. Esse cadastro é necessário ao Diploma Digital.
Como padrão, o sistema está configurado para identificar o próprio aluno como seu responsável financeiro, gerando um cadastro de Cliente/Fornecedor em nome desse aluno. Em casos excepcionais, caso o aluno não seja o seu próprio responsável financeiro, é necessário realizar o referido cadastro. Ao acessar o botão de seleção do responsável financeiro é aberta uma tela de seleção ou cadastro de Cliente/Fornecedor. Os códigos do aluno e do responsável financeiro serão iguais.
Diversos

Já a aba “Diversos” possui as informações de área de formação do aluno, idioma, dados do óbito, em caso de falecimento, informações da instituição de ensino básico e o número do ALN do Siga.
Anexos
Ficha Médica

Cadastro da ficha médica do aluno, com alergias, tratamentos médicos, remédios, etc.
Esse cadastro é também alimentado pelo aluno, no Portal.
Dados para o Censo Escolar

Área para preenchimento de informações utilizadas no censo escolar, como código INEP, se o aluno possui TDAH, se possui localização diferenciada de residência (área de assentamento, terra indígena ou área remanescente de quilombos) e se possui alguma outra necessidade educacional especial.
Registro Profissional

Cadastro de informações profissionais do aluno, seja de formações anteriores ou relativas à formação do aluno na Instituição, para armazenamento de informações dos egressos.
Essa área é útil para geração de informações para os indicadores da CPA sobre os egressos.
Fiador

Cadastro do fiador em casos específicos exigidos, como no curso de Medicina.
É feito um cadastro de Cliente/Fornecedor, que é vinculado à matrícula do aluno.
As opções de status são utilizadas quando o aluno faz o cadastro do fiador pelo Portal. Incialmente o status fica “Em avaliação”, devendo ser alterado para “Aprovado” ou “Reprovado” após avaliação do colaborador responsável.
Filiação e Irmãos


Anexos onde podem ser acessadas as informações salvas do cadastro de filiação da aba “Responsáveis” e o cadastro de irmãos que também estudem na Instituição, comumente usada para oferecimento de bolsas.
Documentos solicitados

Área para acompanhamento individual dos documentos solicitados ao aluno e status atual do documento.
Essa área permite também o cadastro de um documento à ser solicitado ou o cadastro de um documento entregue presencialmente à equipe da Secretaria Acadêmica.
É possível anexar o documento nesse cadastro, na área “Arquivo” em “Adicionar”.
Ocorrências do aluno

Área para Cadastro de ocorrências do aluno
Utiliza os cadastros de grupo e tipo de ocorrência e registra as situações positivas ou negativas que devam constar na ficha do aluno.
Diplomação/ Certificação

Área para Cadastro de diploma, participação, atividades extra-curriculares e/ou certificados de participação em eventos institucionais, por exemplo.
É a área destinada ao cadastro de informações do Diploma Digital.
Geralmente utilizada a aba de identificação quando certificado comum e a aba “Dados do Certificado” no caso do Diploma Digital.
