Totvs Educacional – Matrícula de Aluno no Curso

Os cadastros que serão apresentados abaixo, estão localizados no “Módulo Educacional- Educacional”

Matricular Aluno ao Curso

Esse processo consiste em matricular o aluno em seu devido curso. Para isso selecione a opção “Alunos” na aba “Currículo e Oferta”

Imagem 01- Aba “Currículo e Oferta” opção “Alunos”

Em seguida, selecione o aluno desejado e escolha a opção “Anexos- Cursos/ Habilitações”

Imagem 02- Opção “Anexos- Cursos/ Habilitações”

Cursos e Habilitações | Aba – Identificação

Nessa etapa devem ser inseridas as informações básicas sobre a matrícula do aluno no período letivo:

Imagem 03- Cursos/ Habilitações aba ” Identificação”
  • Matriz Aplicada:

Curso: informe o curso na qual esse aluno irá cursar;

Habilitação: informe a habilitação deste curso;

Matriz Curricular: selecione a matriz curricular que será usada nesse período;

Turno: informe o turno em que será cursado este curso;

  • Situação de Matrícula:

Situação de matrícula: selecione a situação de matrícula desse aluno;

Motivo da alteração: selecione o motivo de alteração da matrícula;

  • Campus:

Campus Polo: Selecione o campus no qual será realizada às aulas do curso 

Motivo da alteração: Informe o motivo de alteração da matrícula 

Data de Solicitação: Informe a data de realização desse processo 

Cursos e Habilitações | Aba – Ingresso

Nesta aba deverá dar as informações do ingresso desse aluno

Imagem 04- Cursos/ Habilitações aba “Ingresso”
  • TOTVS Educacional Processo Seletivo.

Mês/ Ano: informe o mês e o ano na qual ocorreu esse processo seletivo em que o aluno participou;

Tipo de Ingresso: informe o tipo de ingresso na qual o aluno conseguiu para estar entrando neste curso (Ex. Enem, ProUni, Fies e etc…);

Data de ingresso no curso: informe a data na qual foi se adquirido esse ingresso no curso; 

Pontuação no vestibular: preencha com a pontuação que o aluno obteve no vestibular; 

Classificação no vestibular: informe a classificação que esse aluno obteve;

Média do vestibular: informe a média do vestibular.

  • Provão:

Indica se realizou provão: Não é necessário preencher;

Data do provão: não é necessário preencher.  

Cursos e Habilitações | Aba – Diploma 

Na aba referente à diplomação, deve-se atentar com os campos de diplomação. Caso o processo de geração de diplomação tenha sido executado, gerando um diploma ou certificado, os campos abaixo serão bloqueados, sendo apenas possível alterá-las através do processo de “Atualização de dados do Certificado e Registro do Livro”. Caso nenhum processo tenha sido executado, os campos estarão disponíveis para edição.

Imagem 05- Cursos/ Habilitações aba “Diploma”
  • Dados de conclusão / Diplomação.

Data de conclusão do curso: Informe a data de conclusão do curso anterior 

Data da colação de grau: Informe a data na qual o aluno recebeu o título acadêmico correspondente a sua formação 

Registro de Conclusão: Informe o registros de conclusão do aluno no curso anterior 

Livro de registro: Informe 0 livro no qual foi registrado o diploma 

Página de registro: Informe a página onde se encontra o registro 

Nº do processo registro diploma: Diga o número do registro deste diploma 

Instituição diploma: Informe a instituição responsável pelo diploma 

Data de emissão do diploma: Informe a data de emissão desse documento 

Data publicação DOU: Informe o dia na qual o diploma foi publicado no Diário Oficial da União 

Localização física da pasta: Informe a localização da pasta desse diploma 

Exibe diploma na WEB: Selecione para exibir o diploma na web 

  • Dados SISTEC.

Aluno PRONATEC: Selecione este campo caso o aluno tenha participação no PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). São cursos gratuitos em instituições de ensino tecnológico, como os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Ex. SENAI, SENAC, SENAR e SENAT);

Cód. SISTEC: sendo selecionado o campo anterior, deverá ser inserido o código do SISTEC.

Cursos e Habilitações | Aba – Transferência 

Aba com preenchimento obrigatório apenas nos casos de transferências

Imagem 06- Cursos/ Habilitações aba “Transferência”

Motivo da transferência: Informe o motivo da transferência desse aluno;

Instituição: Selecione a instituição de ensino da qual veio este aluno;

Curso: selecione o curso que o aluno vai ingressar;

Habilitação: informe a habilitação deste curso;

Matriz Curricular: selecione a matriz curricular que será utilizada;

Turno: informe o turno do curso que o aluno irá cursar.

  • Transferência externa: campos que serão preenchidos o aluno transferido vier de outra instituição;

Motivo da transferência externa: selecione o motivo que aluno está sendo transferido;

Inst. Destino: selecione a instituição de destino desse aluno; 

Transferência | Motivo 

Na aba “Motivo” descreva os detalhes dessa transferência (Opcional) 

Imagem 07- Cursos/ Habilitações aba “Transferência- Motivo”

Cursos e Habilitações | Aba – Observações 

Aba de preenchimento opcional

Imagem 08- Cursos/ Habilitações aba “Observações”

Cursos e Habilitações | Aba – Histórico 

Aba onde será possível visualizar o histórico desse aluno de “Disciplinas já cursadas” 

Imagem 09- Cursos/ Habilitações aba “Histórico”

Cursos e Habilitações |Aba- Campos Complementares

Aba onde deve ser preenchido as horas de estágio feita pelo aluno

Imagem 10- Cursos/ Habilitações aba “Campos Complementares”

Depois de realizar o preenchimento de todas as abas, clique em “Salvar”

Exclusão de Disciplina

Para realizar a exclusão de uma ou mais disciplinas, selecione o aluno desejado e sem seguida, clique em “Anexos- Cursos/ Habilitações”

Imagem 11 – Anexos – Cursos / Habilitações

Em seguida, selecione a opção “Anexos- Matrículas no Período Letivo”

Imagem 12 – Anexos – Cursos / Habilitações 

Depois de selecionar a opção acima, abra o período letivo desejado e clique na opção “Anexos- Matrícula em Disciplinas” 

Imagem 13- Anexos – Cursos / Habilitações

Selecione a disciplina na qual deseja excluir

Imagem 14- Anexos – Cursos / Habilitações 

E depois, clique no ícone “excluir” localizado na parte superior da tela para apagar a disciplina selecionada

Aproveitamento de Estudos

O aproveitamento de estudos é o instrumento que permite o aluno aproveitar disciplinas cursadas em outro momento na mesma instituição ou instituição diferente. Para realizar esse processo, selecione o aluno desejado e clique na opção “Anexos- Cursos/ Habilitações”

Imagem 15- Anexos – Cursos / Habilitações

Em seguida, abra o cadastro de curso, e escolha a opção “Anexos- Aproveitamento de Estudo”

Imagem 16- Anexos – Cursos / Habilitações

Imagem 17- Anexos – Cursos / Habilitações

Clique em “Incluir” localizado abaixo da aba “Diplomas”

Imagem 18- Anexos – Cursos / Habilitações 

Aproveitamento | Aba – Identificação 

É de preenchimento obrigatório os campos citados  abaixo, os demais são de preenchimento opcional.

Imagem 19- Aproveitamento de Estudo aba “Identificação”

Código da disciplina: Informe o código da disciplina na qual será aproveitada

Período letivo: Informe o período letivo no qual será destinado esse aproveitamento 

Situação: Informe a situação de matrícula do aluno 

Aproveitamento | Aba – Observação 

Aba com o objetivo de informar algum ponto relevante referente ao aproveitamento de estudo, seu preenchimento é opcional

Imagem 20- Aproveitamento de Estudo aba “Observação”

Após realizar o preenchimento correto das abas descritas acima, clique em “Salvar” para concluir o processo