Totvs BackOffice/ Gestão Patrimonial- Cadastro de Patrimônio

O cadastro do bem patrimonial está localizado no “Módulo BackOffice- Gestão Patrimonial” aba “Cadastros” opção “Patrimônio”

Imagem 01- Cadastros- Patrimônio

Depois de selecionar a opção acima, clique em “incluir” e preencha as informações de acordo com as orientações

Cadastro de Patrimônio | Identificação

Imagem 02- Cadastro de Patrimônio- Identificação

Código do Patrimônio: informe o código sequencialmente de acordo com a máscara definida;

Tipo: preenchido automaticamente pelo sistema;

Patrimônio: informe o número da etiqueta que será colocada no patrimônio;

Descrição: informe o nome do patrimônio que está sendo cadastrado;

Quantidade: informe a quantidade do patrimônio;

Unidade: informe a unidade de medida do bem patrimonial;

Código Filial: selecione a filial de acordo com o patrimônio;

Código do Fornecedor: selecione o fornecedor;

Agregado ao Patrimônio Principal: não é necessário preencher;

Código de Barra: informe o número do código de barras do patrimônio;

Série: informe a série da NF;

Número do Documento: informe o número da NF;

Tipo de Documento: selecione o tipo de documento;

Grupo Patrimônio: selecione o grupo de patrimônio;

Data de Aquisição: informe o dia da aquisição do patrimônio;

Valor de Aquisição: informe o valor do patrimônio;

Valor Base de Depreciação: informe o valor da base de depreciação;

Taxa de Depreciação Anual: informe o valor da taxa anual de depreciação.

Observação: Habilitar o campo “Informar depreciação acumulada corrigida” e informar o valor base de depreciação no momento do cadastro do bem patrimonial

Cadastro de Patrimônio| Dados Adicionais

Imagem 03- Cadastro de Patrimônio- Dados Adicionais

Cód. Centro de Custo: informe o centro de custo do patrimônio;

Código Departamento: não é necessário preencher

Chapa Funcionário: selecione o responsável pelo bem patrimonial;

Código Local: informe o local que será alocado o patrimônio.

Cadastro de Patrimônio| Observação

Imagem 04- Cadastro de Patrimônio- Observação

Observações: informe o pedido de compra do patrimônio ou solicitação financeira;

Data de Criação: preenchido automaticamente pelo sistema;

Data Alteração: preenchido automaticamente pelo sistema nos casos de alteração no cadastro;

Usuário Criação: preenchido automaticamente pelo sistema;

Usuário Alteração: preenchido automaticamente pelo sistema nos casos de alteração no cadastro.

Depois de preencher os dados, clique em “salvar” e execute o processo de “Inclusão de Patrimônios” descrito na tela

Imagem 05- Processo de Inclusão de Patrimônios

Em seguida, clique na aba “Aquisição de moedas/índices” e visualize o índice de moeda vinculado ao cadastro do patrimônio

Imagem 06- Cadastro de Patrimônio- Aquisição por moedas/ índices

Observação: Se houver a necessidade de criação de moeda/índices selecione a opção “Processos- Cria Moeda/Cenário de cálculo” e execute o processo

Imagem 07- Processos- Cria Moeda/ Cenário de cálculo

Após a confirmação de execução do processo aparecerá na tela a aquisição de moeda/ índices criada

Outra aba que deve ser verificada após a inclusão de um bem patrimonial é a “Cálculo Razão” onde estará vinculado o cálculo de depreciação do patrimônio

Imagem 08- Cadastro de Patrimônio- Cálculo Razão

Quando houver a necessidade de informar o cálculo de depreciação, escolha a opção “Processos- Cálculo de Depreciação”

Imagem 09- Processos- Cálculo de Depreciação

E confirme a execução do processo para concluir

Exclusão de Patrimônio

Para realizar o processo de exclusão de algum patrimônio, na interface principal, selecione os bens patrimoniais que deseja excluir, e em seguida clique na opção “Processos- Exclusão de Patrimônio”

Imagem 10- Processos- Exclusão de Patrimônio

Em seguida, realize a conferência e marque os patrimônios que deverão ser excluídos

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Imagem 11- Exclusão de Patrimônios- Lista de Patrimônios

Após a marcação, execute o processo