A ferramenta de “Negociação Online” permite que sejam feitos acordos para renegociar e parcelar boletos vencidos em aberto na ficha financeira do aluno.
Esse processo pode ser solicitado pelo Portal do Aluno e também pelo aplicativo EduConnect. Esse artigo desmontrará o passo a passo para realização desse processo.
Portal do Aluno
Para iniciar o processo, é necessário clicar na opção de “Negociação on-line” presente no menu lateral do Portal do Aluno.

1 – Introdução
Como o próprio nome descreve, a etapa de introdução representa o início do processo de negociação, onde é apresentada uma breve descrição do processo.

2 – Débitos Financeiros
Ao clicar em “Próximo”, o sistema apresenta o débitos financeiros que ainda estão em aberto para o aluno.
Só será possível realizar esse tipo de negociação, os boletos que atendam às seguintes regras:
- Boletos já vencidos;
- Que não tenham sido gerados por acordos realizados anteriormente;
- Boletos ainda não registrados no banco(em caso de dúvidas, consultar a Secretaria Financeira).
Sendo assim, selecione o(s) boleto(s) que deve(m) ser adicionado(s) na negociação, como mostrado:

Ao final, clique em “Próximo”.
3 – Opções de Acordo
Nessa etapa é definido o novo acordo a ser realizado. O(s) boleto(s) selecionado(s) na etapa de “Débitos Financeiros” serão renegociados.
É possível recalcular a dívida e dividi-la em até 2 parcelas. Definido isso, clique em “Simular”.

Serão exibidos detalhes das novas parcelas geradas, como o valor total do acordo, o valor das parcelas e suas e datas de vencimento.
Depois de conferido, avançe a eta

4 – Confirmação
A ultima etapa é a de confirmação dessa renegociação configurada nas etapas anteriores. Será apresentado um resumo do acordo a ser feito, além da apresentação das condições do parcelamento.

Feita a conferência, é necessário clicar em “Li e aceito os termos”, presente ao final da página.


O processo de negociação foi finalizado. Será necessário então selecionar a forma de pagamento dos novos títulos gerados e efetuar a baixa.

Caso o pagamento não seja realizado nesse momento e seja necessário consultar os novos boletos gerado, acesse uma das opções de “Financeiro” descritas no artigo Geração de segunda via de boleto.
EduConnect
Para iniciar o processo de negociação, é necessário clicar na opção de “Pagamento” presente no rodapé do aplicativo Educonnect:

Na aba de “VENCIDOS” serão listados os boletos que ultrapassaram a data de vencimento e ainda estão em aberto, ou seja, não foram pagos.
A negociação pode ser realizada em boletos que atendam os seguintes requisitos:
- Boletos já vencidos;
- Que não tenham sido gerados por acordos realizados anteriormente;
- Boletos ainda não registrados no banco(em caso de dúvidas, consultar a Secretaria Financeira).
Sendo assim, selecione o boleto que deve ser adicionado na negociação e clique em “Negociar”:

1 – Valor a negociar
Ao clicar em “Negociar”, o sistema apresenta o débitos financeiros que ainda estão em aberto para o aluno.
Clique em “Continuar”

2 – Simulação
Nessa etapa de simução, é possível verificar os novos valores e condição de pagamento dos boletos em aberto e em negociação.
Selecione uma das opções de parcelamento disponíveis para o acordo:

3 – Termo de Aceite
Ao clicar em “Continuar”, será direcionado para a última etapa do processo. Será apresentado um resumo do acordo a ser feito, além da apresentação das condições do parcelamento.

Marque a opção de “Li e aceito termo acima” e em seguida em “Confirmar negociação”.
Após isso, será direcionado para a tela de seleção da forma de pagamento do novo boleto gerado:
