Totvs Recursos Humanos- Cadastros Iniciais de Características e Competências

Os cadastros de Características e Competências fazem parte do “Módulo RH- Gestão de Pessoas” aba “Acompanhamento”

Imagem 01- Acompanhamento

Características Pessoais

É um cadastro que tem como objetivo indicar as habilidades necessárias para exercer determinada função, podendo ser vinculadas a algum curso, para que essas características sejam desenvolvidas após a contratação

Imagem 02- “Características Pessoais” na aba “Acompanhamento”

Ao acessar as “Características Pessoais” é possível visualizar as características que foram criadas anteriormente, além de permitir a inclusão de nova característica manualmente

Imagem 03- Tela da opção “Características Pessoais”

Para adicionar uma Característica Pessoal, selecione a opção “Incluir” no lado superior esquerdo do menu, preencha os campos do cadastro, inclusive o campo peso, pois mesmo não sendo campo obrigatório, é necessário seu preenchimento com valores distintos para que não ocorra inconsistências nos cálculos/processos

Imagem 04-Tela de Cadastro da Característica Pessoal

Observações:

  • O código preenchido manualmente e deve ser sequencial;
  • Grupo da característica pessoal é a divisão macro das características pessoais, por exemplo, tem o grupo de característica pessoal “idiomas” dentro desse grupo fica as subdivisões como o inglês e espanhol.

As Características Pessoais podem ter níveis a serem alcançados, de acordo com a demanda. Para cadastrar os níveis das características pessoais, clique em “Anexos- Níveis da Característica Pessoal” dentro do cadastro

Imagem 05- Opção “Níveis da Característica Pessoal”
  • Clique em “Incluir” e realize os cadastros dos níveis, preenchendo o código manualmente de forma sequencial, colocando a descrição (o nome do nível) e o peso
Imagem 06- Tela de Cadastro dos Níveis da Característica Pessoal

O lançamento das características pessoais é feito quando um determinado funcionário possuir certa carcterística pessoal, porém não participou de nenhum treinamento.

  • Para fazer o Lançamento das Características Pessoais, escolha a opção “Características Pessoais- Lançamento de Características Pessoais”
Imagem 07- Lançamento de Características Pessoais

Após escolher essa opção, preencha as informações necessárias da tela de cadastro e clique em “Avançar”

Imagem 08- Tela de Cadastro do Lançamento de Características Pessoais

Selecione as pessoas que irão receber essas características pessoais e clique em “Avançar”

Imagem 09- Opção selecionar as pessoas

Selecione “Incluir” e escolha a característica pessoal correspondente a ser lançada ou copie a característica de uma função/pessoa e clique em “Avançar”

Imagem 10- Opção selecionar a(s) característica(s)

Cadastro de Competências

O cadastro de Competências tem como objetivo definir as habilidades necessárias para credenciar um profissional a exercer determinada função dentro da organização.

Imagem 11- Opção “Competências-Dicionário de Competências”

Nesse cadastro é possível adicionar requisitos de acesso, onde deverão ser definidos os requisitos necessários para que o colaborador tenha acesso a tal competência.

Para adicionar uma competência, clique no ícone “Incluir” do “Dicionário de Competências”, preencha as informações de cadastro, com o código da competência (gerado manualmente), nome, tipo, informando se é uma competência treinável (LNTD) ou não, conceito e observação (quando tiver) e clique em “Salvar”

Imagem 12-Dicionário de Competências

Observação:

  • O código da competência tem que ser inserido manualmente em ordem sequencial;
  • O tipo de competência será comportamental ou técnica/específica;
  • Competência não treinável é aquela que não pode ser desenvolvida com treinamento.

Após preencher a identificação da competência é necessário cadastrar o “Itens de Performance” que é a pergunta que será utilizada na avaliação de desempenho dos colaboradores da competência criada

Para realizar esse processo clique em “Anexos- Itens de Performance” e depois no ícone “Incluir”

Imagem 13- Anexos- Performance

Preencha as informações da tela de cadastro, com o código de performance, descrição (pergunta) e peso

Imagem 14- Tela de Cadastro Itens de Performance

Após preencher os dados do cadastro, clique em “OK”

Para vincular as funções nas competências criadas, escolha a opção “Mapa de Conhecimento- Definição por Competências”

Imagem 15- Opção “Mapa de Conhecimento- Definição por Competências”

Clique no ícone “Incluir”, preencha os campos obrigatórios do cadastro e selecione “Salvar”

Imagem 16- Tela de Cadastro de Definição por Competência
  • Função: todos os funcionários de uma determinada função;
  • Seção: todos os colaboradores independente da função de determinado setor;
  • Lotação: é a junção da função e do setor;
  • Função no Posto de Trabalho: criação de um posto de trabalho para agrupar todas as funções;
  • Tarefa: quando é associado a determinada função e a um funcionário;
  • Funcionário: quando separa por funcionário especifíco;
  • Nível de carreira: de acordo com a tabela salarial.

Observação:

  • Exigido: É obrigatório ter determinada competência;
  • Desejado: Quando não é obrigatório determinada competência.

Para realizar a cópia das informações de cadastro clique em “Processos- Definição de Mapa de Conhecimento por Competências”

Imagem 17- Opção “Processos- Cópia de Definições de Mapa de Conhecimento por Competência”
Imagem 18- Tela da opção Cópia de Definições de Mapa de Conhecimento por Competências
  • A opção “Graduações da Competência” tem como objetivo definir o grau de maturidade de cada competência na sua vinculação a cada uma das funções ou a cada pessoa
Imagem 19- Graduações das Competências

Para realizar esse cadastro clique no ícone “Incluir”, preencha as informações do cadastro e selecione “OK”

Imagem 20- Tela de cadastro de Graduação de Competência
  • A opção “Escala de Avaliação” tem como objetivo definir níveis (notas) que serão utilizados no processo avaliativo das competências
Imagem 21- Opção Escala de Avaliação

Para realizar o cadastro da Escala clique em “Incluir”, preencha os campos da tela de cadastro e selecione “OK”

Imagem 22- Tela de Cadastro de Escala de Avaliação

Observação: Somente uma escala de avaliação pode ficar ativa por vez

Mapa de Conhecimento por Competências

É a junção da definição das competências esperadas e obtidas pelo funcionário. Para visualizar escolha a opção “Mapa de Conhecimento por Competências”

Imagem 23- Mapa de Conhecimento- Mapa de Conhecimento por Competências

Dentro dessa opção é visualizado no menu as possibilidades dentro do mapa de conhecimento por competências

Imagem 24- Menu de opções “Mapa de Conhecimento por Competência”

Quanto ao status da competência:

  • Possui Competências 
  • Não Possui Competências 

Funcionário: será possível abrir o cadastro do funcionário selecionado na visão da tela;
Análise de Potencial: será possível acessar a Análise de Potencial, calculando a adequação ao Mapa de Conhecimento do registro selecionado;
Radar de Competências: será possível visualizar o Radar de Competências com linhas que permitem visualizar as competências.

  • Linhas amarelas: Competências desejadas para o funcionário em questão;
  • Linhas azuis: Competências exigidas;
  • Linhas vermelhas: Competências adquiridas pelo funcionário.

Requisitos de Acesso

O cadastro do Requisito de Acesso fica na opção “Competências” e tem como objetivo definir os requisitos que o corpo de funcionários deve preencher para ocupar uma determinada função.

Imagem 25- Opção “Competências-Requisitos de Acesso”

Na tela inicial mostra os requisitos cadastrados e os que já estão vinculados aos cursos. Esses requisitos devem ser vinculados aos planos de treinamento, cursos ou mesmo a criação de turmas, em que o colaborador realiza o módulo de treinamento para que possa desempenhar uma determinada atividade

Imagem 26- Requisitos de Acesso existentes

Para adicionar algum requisito de acesso manualmente, selecione o ícone “Incluir” no canto superior esquerdo da tela, preencha as informações de cadastro e clique em “OK”

Imagem 27- Tela de Criação de Requisito de Acesso

Cód. Requisito: tem que ser preenchido de forma manual e sequencial;

Conceito: definição do Requisito de Acesso

Curso Acadêmico: graduação referente ao requisito de acesso;

E-Leaning: não preenche, pois não tem a ontegração necessária;

Grau de Instrução: está relacionado aos graus de instruções do banco de talentos;

Cód. Certificação: relacionado as certificações cadastradas

  • Os Requisitos de Acesso também podem ser vinculados as funções. Para realizar esse processo, escolha a opção “Mapa de Conhecimento- Definição por Requisito de Acesso”.
Imagem 28- Opção de Definição por Requisito de Acesso

Para cadastrar um novo vínculo dos Requisitos às funções, selecione o ícone “Incluir”, preencha as informações da tela de cadastro e clique em “Salvar”

Imagem 29- Tela de Definição por Requisito de Acesso
  • Função: todos os funcionários de uma determinada função;
  • Seção: todos os colaboradores independente da função de determinado setor;
  • Lotação: é a junção da função com o setor;
  • Função no Posto de Trabalho: criação de um posto de trabalho para agrupar várias funções;
  • Tarefa: quando é associado a determinada função e a um funcionário;
  • Funcionário: quando separa por funcionário especifíco;
  • Nível de carreira: de acordo com a tabela salarial.
  • É possível realizar a cópia dos requisitos de acesso, selecionando nos processos da tela principal da tela de “Definição por Requisito de Acesso” a opção “Cópia de Definições de Mapa de Conhecimento por Requisitos de Acesso”.
Imagem 30- Opção “Processos” nos Requisitos de Acesso

Realize o preenchimento das informações da origem e do destino da cópia e clique em “Avançar”

Imagem 31- Cópia de Definições de Mapa de Conhecimento por Requisitos de Acesso

Mapa de Conhecimento por Requisito de Acesso

É a definição dos requisitos de acesso esperados e obtidos pelo funcionário. Para visualizar escolha “Mapa de Conhecimento por Requisitos de Acesso”

Imagem 32- Opção Mapa de Conhecimento por Requisito de Acesso

Dentro dessa opção é visualizado no menu as possibilidades dentro do mapa de conhecimento por Requisito de Acesso

Imagem 33- Menu de opções Mapa de Conhecimento por Requisito de Acesso

Funcionário: será possível abrir o cadastro do funcionário selecionado na visão da tela.

Quanto ao status do requisito de acesso:

  • Requisitos Expirados  
  • Requisitos Em Alerta 
  • Requisitos Não Adquiridos 
  • Possui Requisitos (Exceto “Em Alerta”) 

Quanto ao tipo:

  • Tipo: Exigido 
  • Tipo: Desejado 
  • Tipo: Extra 

Cadastro de Fatores Organizacionais

O cadastro de fatores organizacionais tem por objetivo definir os diversos fatores, que não se enquadram no conceito de competências, mas que são importantes para a organização e que, serão avaliados pela avaliação de desempenho, caso a organização deseje

Imagem 34- Opção “Competências-Fatores Organizacionais”

Para adicionar um Fator Organizacional, selecione o ícone “Incluir”, preencha as informações da tela de cadastro

Imagem 35- Fatores Organizacionais

Depois de preencher as informações relacionadas ao cadastro dos “Fatores Organizacionais” clique em “OK” para concluir o cadastro