Os cadastros abaixo fazem parte do “Módulo RH- Gestão de Pessoas” aba “Desenvolvimento”

Cadastro de Curso
O Cadastro de Curso guarda informações relativas a cursos ministrados por entidades (empresas que prestam serviços para a coligada), como dados sobre a carga horária e conteúdo programático do curso, para que o usuário responsável possa gerenciar a aplicação de treinamentos

Para realizar o cadastro escolha a opção “Cursos” e selecione a opção “incluir” localizada no cabeçalho da tela

Neste cadastro devem-se preencher os dados obrigatórios: código do curso, nome do curso e carga horária e de forma opcional a data de expiração (quando tiver), área de atuação, grupo de curso (área específica), público-alvo, conteúdo programático, observações (quando tiver alguma informação relevante) e curso eSocial (quando o eSocial exigir algum curso de forma obrigatória)

- Para vincular o curso que está sendo ministrado como pré-requisito ou requisito de acesso para alguma função, clique na aba que corresponde ao tipo de vínculo ( pré-requisitos ou requisitos de acesso) e em seguida na opção de “Incluir”. Ao escolher a opção incluir é preciso selecionar o pré-requisito ou requisito de acesso que será associado ao curso em questão

Depois de selecionar o Pré-Requisito ou Requisito de Acesso clique em “OK”

- Para vincular uma característica pessoal ao curso que está sendo cadastrado, clique em “Anexos- Características Pessoais”

Selecione o ícone “Incluir”, acrescente a característica pessoal, filtrando o grupo e a característica específica e selecione “OK”

- Dentro do cadastro de curso, em anexos, há a opção “Plano de Aulas”, onde serão inseridas as aulas ministradas

As aulas do Plano podem ser incluídas de duas formas: via filtro por assunto ou pela inserção manual.
- Ao selecionar a opção “Filtrar Aulas por”, o campo de assunto é habilitado, e deve-se selecionar entre as opções disponíveis e digitar o assunto que deseja tratar nas aulas

- Já a inserção manual é realizada clicando no botão com três pontos contornado de azul.

Ao acessar a área de inserção manual das aulas, pode ser feita a pesquisa das aulas já cadastradas via filtro ou, caso ainda não tenha sido feito o cadastro da referida aula, pode ser feito o cadastro em “Incluir”

Após incluir todas as aulas do Plano, confirme em “OK”
- Depois de realizar todas etapas que foram descritas acima ou apenas as etapas que o usuário achar pertinente para o curso que está sendo cadastrado, selecione “Salvar” para concluir o processo de cadastro do curso
Tabelas Auxiliares
Em “Tabelas Auxiliares”, são feitos os cadastros das aulas, assuntos, motivos de ausência, grupo de cursos, área de atuação, grupos de entidades e campos complementares

- Assuntos: Esse cadastro tem como objetivo definir os assuntos que serão ministrados nas aulas referentes ao curso em questão, podendo ser feito selecionando a opção “Assuntos”, em seguida apertando o ícone “Incluir” e preenchendo os campos

Observação: Esse cadastro é usado no filtro do Plano de Aulas.
Depois de preencher os dados clique em “OK”, repita esse processo até todos os assuntos referentes ao curso estarem cadastrados
- Aulas: Nessa tela pode se cadastrar as aulas que serão ministradas nos treinamentos.
Para realizar o cadastro de aula, escolha a opção “Aulas”, selecione o ícone “Incluir” na tela inicial, preencha os campos e clique em “Salvar” para realizar o cadastro de aula.

- Motivos de Ausência: Essa área se destina ao cadastro dos possíveis motivos de ausência de alunos que fazem parte do treinamento. O cadastro desses motivos será utilizado para justificar “de forma organizada” faltas dos alunos.
Para adicionar algum “Motivo de Ausência”, selecione a opção “Incluir” na tela inicial, preencha os campos: código e descrição, ou seja, o motivo da ausência e clique em “Salvar”

- Grupos de Curso: Este cadastro é destinado ao registro dos grupos dos cursos ministrados na empresa, para facilitar a organização de cada curso ligado a cada área de atuação. Cada grupo deverá ter uma informação adicional especificando a que se refere sua qualificação:
Selecione a opção “Grupos de Curso”, aperte o ícone “Incluir”, preencha os campos do cadastro e clique em “Salvar”

- Área de Atuação: Tem como objetivo agrupar as características pessoais no cadastro para ser utilizado como conhecimento por áreas de atuação
Escolha a opção “Área de Atuação”, aperte o ícone “Incluir”, preencha os campos da tela de cadastro e clique em “Salvar”

- Grupos de Entidades: Este cadastro tem como objetivo reunir entidades que abordam o mesmo tema
Escolha a opção “Grupos de Entidades”, aperte no ícone “Incluir”, preencha os campos da tela de cadastro e clique em “Salvar”

- Campos Complementares: Algum campo necessário que não está constando no sistema em relação a turmas, cursos e entidades
Para adicionar um campo complementar escolha uma das opções, selecione “Incluir” e preencha os campos da tela de cadastro e clique em “Salvar”

Entidades
O cadastro de Entidades tem como objetivo definir as empresas (físicas ou jurídicas) que prestam serviço para a UNIFAGOC e/ou FAMED.
Escolha a opção “Entidades”, aperte o ícone de “Incluir”, preencha as informações de cadastro e clique em “OK”

Esse cadastro irá solicitar informações obrigatórias: nome fantasia e a razão social, é indicado também o preenchimento dos campos opcionais para facilitar a geração de relatórios posteriormente
Observações:
– Somente as Entidades que estejam com o campo “Ministra Treinamentos” marcado, serão disponibilizadas para serem vinculadas ao Curso.
– Somente as Entidades que estejam com o campo “Exibe no RM Portal” marcado, serão disponibilizadas para preenchimentos de currículos no Banco de Talentos.
– O endereço da Entidade pode ser preenchido utilizando o recurso de preenchimento automático do CEP.

Cadastro de Turmas
O Cadastro de Turmas tem como objetivo registrar e acompanhar os treinamentos gerenciados pela coligada em questão, nos quais as pessoas serão qualificadas.

Ao escolher essa opção e selecionar o ícone “Incluir”, preencha as informações do cadastro em negrito e clique em “OK” para concluir o cadastro.
Observações:
– Ao habilitar o campo “Exibir somente entidades que ministrem o curso”, serão mostradas apenas empresas que abordam o tema do curso em questão;
-É importante especificar o tipo de treinamento, se ele é interno ou externo.

Inscrição de Participantes
É necessário realizar as inscrição dos participantes que irão fazer parte da turma e consequentemente do curso criado anteriormente, para realizar esse processo escolha a opção “Inscrição de Participantes”

Clique no ícone de “Incluir”, preencha os campos da tela de cadastro e selecione “Avançar”
Observação: A inscrição dos participantes deve ser feita de acordo com o número de vagas disponíveis nos treinamentos.

Itens de Qualidade
Itens de Qualidade, define os níveis, para serem utilizados na avaliação dos treinamentos pelos alunos que avaliarão a qualidade e o grau de satisfação quanto ao treinamento recebido ao término do curso
Para realizar o cadastro selecione a opção “Itens de Qualidade”

Selecione o ícone “Incluir” na tela inicial da opção “Itens de Qualidade”, preencha os dados do cadastro: o código identificador manualmente, nome do item de qualidade, opcionalmente a descrição, e faça a vinculação do item de qualidade com o grupo de qualidade

Observação: O Código identificador é gerado automaticamente
Clique em “Salvar” e passe para a próxima aba que é os níveis de qualidade

Clique em “Incluir” e preencha os dados do cadastro

Observação: O campo Código Identificador tem que ser preenchido manualmente de forma sequencial.
Repita esse processo até realizar o cadastro de todos os níveis do item de qualidade cadastrado. Depois de cadastrar todos os níveis de qualidade clique em “OK”
Cadastro de Certificações
O Cadastro de Certificação tem como objetivo informar as certificações dos funcionários. Para realizar o cadastro escolha a opção “Certificações”

Clique em “Incluir” e preencha os dados do cadastro

Cód.Certificação: Deve ser preenchido manualmente;
Nome: Informar o nome da certificação que está sendo cadastrada;
Tipo:
-Interna: quando o colaborador participar de uma avaliação de conhecimento que estiver vinculada na prova do Totvs Avaliação e Pesquisa ou quando realizar somente a prova;
No caso de certificação interna, após preencher as informações e selecionar “Salvar” é aberta uma aba onde é vinculada a prova feita pelo colaborador

Clique em “Incluir”, escolha a prova e clique em “Salvar”
-Externa: quando o colaborador realizou algum curso fora da empresa, é feito o cadastro e a inclusão no cadastro da pessoa
Após preencher os dados clique em “OK”
Para inserir as certificações como Requisito de Acesso e a atualização das certificações (quando a certificação for interna) selecione opção “Processos” e escolha a opção desejada

Depois de efetuar o cadastro das certificações é necessário vincular a certificação para a pessoa determinada. Para realizar esse processo selecione a aba “Acompanhamento” opção “Pessoas”

Selecione a pessoa e clique em “Anexos- Certificações da Pessoa”

Clique em “Incluir”, filtre a certificação pelo código ou nome

Depois de selecionar a certificação desejada clique em “OK” para concluir a vinculação
