Totvs Recursos Humanos – Cadastros Iniciais do Desenvolvimento

Os cadastros abaixo fazem parte do “Módulo RH- Gestão de Pessoas” aba “Desenvolvimento”

Imagem 01- Módulo RH- Desenvolvimento

Cadastro de Curso

O Cadastro de Curso guarda informações relativas a cursos ministrados por entidades (empresas que prestam serviços para a coligada), como dados sobre a carga horária e conteúdo programático do curso, para que o usuário responsável possa gerenciar a aplicação de treinamentos

Imagem 02- “Curso” na aba “Desenvolvimento”

Para realizar o cadastro escolha a opção “Cursos” e selecione a opção “incluir” localizada no cabeçalho da tela

Imagem 03- Opção de Incluir

Neste cadastro devem-se preencher os dados obrigatórios: código do curso, nome do curso e carga horária e de forma opcional a data de expiração (quando tiver), área de atuação, grupo de curso (área específica), público-alvo, conteúdo programático, observações (quando tiver alguma informação relevante) e curso eSocial (quando o eSocial exigir algum curso de forma obrigatória)

Imagem 04- Tela de Cadastro do Curso
  • Para vincular o curso que está sendo ministrado como pré-requisito ou requisito de acesso para alguma função, clique na aba que corresponde ao tipo de vínculo ( pré-requisitos ou requisitos de acesso) e em seguida na opção de “Incluir”. Ao escolher a opção incluir é preciso selecionar o pré-requisito ou requisito de acesso que será associado ao curso em questão
Imagem 05- Opções de vinculações

Depois de selecionar o Pré-Requisito ou Requisito de Acesso clique em “OK”

Imagem 06- Tela de Pré-Requisito e Requisito de Acesso
  • Para vincular uma característica pessoal ao curso que está sendo cadastrado, clique em “Anexos- Características Pessoais”
Imagem 07- Anexos- Características Pessoais

Selecione o ícone “Incluir”, acrescente a característica pessoal, filtrando o grupo e a característica específica e selecione “OK”

Imagem 08- Opção para vincular a Característica Pessoal
  •  Dentro do cadastro de curso, em anexos, há a opção “Plano de Aulas”, onde serão inseridas as aulas ministradas
Imagem 09- Plano de Aulas, na opção anexo dentro do cadastro de curso.

As aulas do Plano podem ser incluídas de duas formas: via filtro por assunto ou pela inserção manual.

  •  Ao selecionar a opção “Filtrar Aulas por”, o campo de assunto é habilitado, e deve-se selecionar entre as opções disponíveis e digitar o assunto que deseja tratar nas aulas
Imagem 10- Tela de Cadastro do Plano de Aulas
  • Já a inserção manual é realizada clicando no botão com três pontos contornado de azul.
Imagem 11- Opção de criar aulas

Ao acessar a área de inserção manual das aulas, pode ser feita a pesquisa das aulas já cadastradas via filtro ou, caso ainda não tenha sido feito o cadastro da referida aula, pode ser feito o cadastro em “Incluir”

Imagem 12- Tela de Cadastro de Aula

Após incluir todas as aulas do Plano, confirme em “OK”

  • Depois de realizar todas etapas que foram descritas acima ou apenas as etapas que o usuário achar pertinente para o curso que está sendo cadastrado, selecione “Salvar” para concluir o processo de cadastro do curso

Tabelas Auxiliares

Em “Tabelas Auxiliares”, são feitos os cadastros das aulas, assuntos, motivos de ausência, grupo de cursos, área de atuação, grupos de entidades e campos complementares

Imagem 13- “Tabelas Auxiliares”, aba de desenvolvimento
  • Assuntos: Esse cadastro tem como objetivo definir os assuntos que serão ministrados nas aulas referentes ao curso em questão, podendo ser feito selecionando a opção “Assuntos”, em seguida apertando o ícone “Incluir” e preenchendo os campos
Imagem 14- Tela de Cadastro dos assuntos

Observação: Esse cadastro é usado no filtro do Plano de Aulas.

Depois de preencher os dados clique em “OK”, repita esse processo até todos os assuntos referentes ao curso estarem cadastrados

  • Aulas: Nessa tela pode se cadastrar as aulas que serão ministradas nos treinamentos.

Para realizar o cadastro de aula, escolha a opção “Aulas”, selecione o ícone “Incluir” na tela inicial, preencha os campos e clique em “Salvar” para realizar o cadastro de aula.

Imagem 15- Tela de Cadastro das Aulas
  • Motivos de Ausência: Essa área se destina ao cadastro dos possíveis motivos de ausência de alunos que fazem parte do treinamento. O cadastro desses motivos será utilizado para justificar “de forma organizada” faltas dos alunos.

Para adicionar algum “Motivo de Ausência”, selecione a opção “Incluir” na tela inicial, preencha os campos: código e descrição, ou seja, o motivo da ausência e clique em “Salvar”

Imagem 16- Tela de Cadastro dos Motivos de Ausência
  • Grupos de Curso: Este cadastro é destinado ao registro dos grupos dos cursos ministrados na empresa, para facilitar a organização de cada curso ligado a cada área de atuação. Cada grupo deverá ter uma informação adicional especificando a que se refere sua qualificação:

Selecione a opção “Grupos de Curso”, aperte o ícone “Incluir”, preencha os campos do cadastro e clique em “Salvar”

Imagem 17- Tela de Cadastro dos Grupos de Cursos
  • Área de Atuação: Tem como objetivo agrupar as características pessoais no cadastro para ser utilizado como conhecimento por áreas de atuação

Escolha a opção “Área de Atuação”, aperte o ícone “Incluir”, preencha os campos da tela de cadastro e clique em “Salvar”

Imagem 18- Tela de cadastro das Área de Atuação
  • Grupos de Entidades: Este cadastro tem como objetivo reunir entidades que abordam o mesmo tema

Escolha a opção “Grupos de Entidades”, aperte no ícone “Incluir”, preencha os campos da tela de cadastro e clique em “Salvar”

Imagem 19-Tela de Cadastro de grupos de Entidades
  • Campos Complementares: Algum campo necessário que não está constando no sistema em relação a turmas, cursos e entidades

Para adicionar um campo complementar escolha uma das opções, selecione “Incluir” e preencha os campos da tela de cadastro e clique em “Salvar”

Imagem 20- Tela de Cadastro dos Campos Complementares

Entidades

O cadastro de Entidades tem como objetivo definir as empresas (físicas ou jurídicas) que prestam serviço para a UNIFAGOC e/ou FAMED.

Escolha a opção “Entidades”, aperte o ícone de “Incluir”, preencha as informações de cadastro e clique em “OK”

Imagem 21- “Entidades” na aba de “Desenvolvimento”

Esse cadastro irá solicitar informações obrigatórias: nome fantasia e a razão social, é indicado também o preenchimento dos campos opcionais para facilitar a geração de relatórios posteriormente

Observações:

– Somente as Entidades que estejam com o campo “Ministra Treinamentos” marcado, serão disponibilizadas para serem vinculadas ao Curso.

– Somente as Entidades que estejam com o campo “Exibe no RM Portal” marcado, serão disponibilizadas para preenchimentos de currículos no Banco de Talentos.

– O endereço da Entidade pode ser preenchido utilizando o recurso de preenchimento automático do CEP.

Imagem 22- Tela de Cadastro de Entidades

Cadastro de Turmas

O Cadastro de Turmas tem como objetivo registrar e acompanhar os treinamentos gerenciados pela coligada em questão, nos quais as pessoas serão qualificadas.

Imagem 23- Opção de “Turma” na área de desenvolvimento

Ao escolher essa opção e selecionar o ícone “Incluir”, preencha as informações do cadastro em negrito e clique em “OK” para concluir o cadastro.

Observações:

– Ao habilitar o campo “Exibir somente entidades que ministrem o curso”, serão mostradas apenas empresas que abordam o tema do curso em questão;

-É importante especificar o tipo de treinamento, se ele é interno ou externo.

Imagem 24- Cadastro de Turma

Inscrição de Participantes

É necessário realizar as inscrição dos participantes que irão fazer parte da turma e consequentemente do curso criado anteriormente, para realizar esse processo escolha a opção “Inscrição de Participantes”

Imagem 25-Inscrição de Participantes

Clique no ícone de “Incluir”, preencha os campos da tela de cadastro e selecione “Avançar”

Observação: A inscrição dos participantes deve ser feita de acordo com o número de vagas disponíveis nos treinamentos.

Imagem 26-Inscrição de Participantes em Treinamentos

Itens de Qualidade

Itens de Qualidade, define os níveis, para serem utilizados na avaliação dos treinamentos pelos alunos que avaliarão a qualidade e o grau de satisfação quanto ao treinamento recebido ao término do curso

Para realizar o cadastro selecione a opção “Itens de Qualidade”

Imagem 27- Opção de “Itens de Qualidade”

Selecione o ícone “Incluir” na tela inicial da opção “Itens de Qualidade”, preencha os dados do cadastro: o código identificador manualmente, nome do item de qualidade, opcionalmente a descrição, e faça a vinculação do item de qualidade com o grupo de qualidade

Imagem 28- Inclusão de Itens de Qualidade

Observação: O Código identificador é gerado automaticamente

Clique em “Salvar” e passe para a próxima aba que é os níveis de qualidade

Imagem 29- Aba Níveis de Qualidade

Clique em “Incluir” e preencha os dados do cadastro

Imagem 30- Tela de Cadastro dos Níveis de Qualidade

Observação: O campo Código Identificador tem que ser preenchido manualmente de forma sequencial.

Repita esse processo até realizar o cadastro de todos os níveis do item de qualidade cadastrado. Depois de cadastrar todos os níveis de qualidade clique em “OK”

Cadastro de Certificações

O Cadastro de Certificação tem como objetivo informar as certificações dos funcionários. Para realizar o cadastro escolha a opção “Certificações”

Imagem 31- Opção “Certificações”

Clique em “Incluir” e preencha os dados do cadastro

Imagem 32- Tela de Cadastro de Certificações

Cód.Certificação: Deve ser preenchido manualmente;

Nome: Informar o nome da certificação que está sendo cadastrada;

Tipo:

-Interna: quando o colaborador participar de uma avaliação de conhecimento que estiver vinculada na prova do Totvs Avaliação e Pesquisa ou quando realizar somente a prova;

No caso de certificação interna, após preencher as informações e selecionar “Salvar” é aberta uma aba onde é vinculada a prova feita pelo colaborador

Imagem 33- Provas do Testis

Clique em “Incluir”, escolha a prova e clique em “Salvar”

-Externa: quando o colaborador realizou algum curso fora da empresa, é feito o cadastro e a inclusão no cadastro da pessoa

Após preencher os dados clique em “OK”

Para inserir as certificações como Requisito de Acesso e a atualização das certificações (quando a certificação for interna) selecione opção “Processos” e escolha a opção desejada

Imagem 34- Opção “Processos”

Depois de efetuar o cadastro das certificações é necessário vincular a certificação para a pessoa determinada. Para realizar esse processo selecione a aba “Acompanhamento” opção “Pessoas”

Imagem 35- Aba “Acompanhamento” opção “Pessoas”

Selecione a pessoa e clique em “Anexos- Certificações da Pessoa”

Imagem 36- Opção “Anexos- Certificações”

Clique em “Incluir”, filtre a certificação pelo código ou nome

Imagem 37- Tela de Vinculação da Certificação

Depois de selecionar a certificação desejada clique em “OK” para concluir a vinculação