Totvs Recursos Humanos- Cadastro de Benefícios

Os cadastros apresentados a seguir estão localizados no “Módulo RH- Gestão de Pessoas” aba “Valorização”

Imagem 01-Módulo RH- Valorização

Antes de efetuar o cadastro de Benefícios é preciso cadastrar previamente alguns tópicos localizados em “Tabelas Auxiliares”

Imagem 02- Tabelas Auxiliares

Tipos de Benefícios

É o cadastro onde são definidos os tipos de benefícios disponíveis na empresa. Para realizar o cadastro, selecione em “Tabelas Auxiliares” a opção “Tipos de Benefícios”

Imagem 03- Tabelas Auxiliares- Tipos de Benefícios

Em seguida, clique em “incluir” e preencha o cadastro de acordo com as orientações

Imagem 04- Cadastro do Tipo de Benefício

Tipo de Benefício: código gerado automaticamente pelo sistema;

Nome: informe o nome do benefício que está sendo cadastrado;

Descrição do Benefício: escreva brevemente sobre o benefício (opcional);

Após preencher, clique em “OK” para concluir o cadastro.

Objetivos de Benefícios

É o cadastro onde são definidos os objetivos dos benefícios cadastrados. Para realizar o cadastro selecione “Objetivos de Benefícios” na opção “Tabelas Auxiliares”

Imagem 05- Tabelas Auxiliares- Objetivos de Benefícios

Em seguida, clique em “incluir” e preencha as informações do cadastro

Imagem 06- Cadastro do Objetivo do Benefício

Objetivo do Benefício: código gerado automaticamente pelo sistema;

Nome do Objetivo: informe o nome do objetivo;

Descrição do Benefício: escreva brevemente sobre o objetivo do benefício;

Após preencher, clique em “OK” para concluir o cadastro.

Categorias de Benefícios

É o cadastro onde são definidas as categorias dos Benefícios. Para realizar o cadastro clique em “Categorias de Benefícios” na opção “Tabelas Auxiliares”

Imagem 07- Tabelas Auxiliares- Categorias de Benefícios

Em seguida, clique em “incluir” e preencha as informações do cadastro

Imagem 08- Cadastro de Categoria de Benefícios

Categoria do Benefício: o sistema gera automaticamente o código;

Nome Categoria: informe o nome da categoria do benefício;

Descrição do Benefício: escreva brevemente sobre a categoria do benefício;

Após preencher, clique em “OK” para concluir o cadastro.

Grupos de Benefícios

O cadastro de grupos de benefícios possibilita relacionar os benefícios existentes por meio de regras para elegibilidade específicas. Para realizar esse cadastro, selecione a opção “Grupo de Benefícios” dentro de “Tabelas Auxiliares”

Imagem 09- Tabelas Auxiliares- Grupo de Benefícios

Em seguida, clique em “incluir” e preencha as informações do cadastro seguindo as orientações

Imagem 10- Cadastro de Grupo de Benefícios

Código: o sistema gera automaticamente;

Nome: informe o nome referente ao grupo que está sendo cadastrado;

Tipo:

-Exclusivo: utilizado quando tem um valor pré definido de quantidade de benefícios utilizado dentro do grupo;

Dependência: quando um benefício depender do outro para ser efetivado;

Observações:

– Campo “Cota” será habilitado quando o grupo de benefício escolhido for o “Exclusivo”, é necessário colocar um valor referente ao número de benefícios que podem ser vinculados ao grupo;

– O campo “Benefício de Referência” será habilitado quando o tipo do grupo escolhido for de “Dependência” sendo necessário vincular um benefício a outro.

Após preencher, clique em “OK” para concluir o cadastro

Fornecedores dos Benefícios

É o cadastro onde é armazenado os dados dos fornecedores de benefícios, o cadastro ainda realiza a vinculação com os cadastros de Cliente/Fornecedor (gestão financeira) e Operadora de Saúde (departamento pessoal).

Para realizar o cadastro, escolha a opção “Fornecedor de Benefícios” em “Tabelas Auxiliares”

Imagem 11- Tabelas Auxiliares- Fornecedor de Benefícios

Em seguida, selecione “incluir” e preencha os dados do cadastro seguindo as orientações

Imagem 12- Cadastro de Fornecedor de Benefícios

Código do Fornecedor: preencher manualmente de forma sequencial;

Código do Tipo de Segmento: selecione um tipo de segmento previamente cadastrado;

Código do Cliente Fornecedor: selecione um cliente/fornecedor previamente cadastrado;

CNPJ: preenchido automaticamente com base no cliente/fornecedor;

Código da Operadora de Saúde: selecione uma operadora de saúde previamente cadastrada;

Registro ANS: preenchido automaticamente com base no cadastro de Operadora de Saúde.

Após preencher, clique em “OK” para concluir o processo

Contratos de Benefícios

É o cadastro responsável por armazenar os dados dos contratos de benefícios e o vínculo com o seu respectivo fornecedor. Para realizar esse cadastro, selecione a opção “Contratos de Benefícios” na opção “Tabelas Auxiliares”

Imagem 13- Opção “Tabelas Auxiliares- Contratos de Benefícios”

Em seguida, clique em “incluir” e preencha as informações de cadastro

Imagem 14- Cadastro de Contrato de Benefícios

Código do Contrato: preenchido manualmente de forma sequencial;

Descrição do Contrato: nome do Contrato a ser atribuído pelo usuário;

Código do Fornecedor: selecione o fornecedor previamente cadastrado.

Após preencher, clique em “OK” para concluir o cadastro

Cartão de Benefício

É o cadastro responsável por armazenar os dados dos cartões de benefício do funcionário e seus dependentes, de acordo com o benefício e vigência. Para realizar esse cadastro selecione a opção “Cartão de Benefício” dentro da opção “Tabelas Auxiliares”

Imagem 15- Opção “Cartão de Benefício” dentro de “Tabelas Auxiliares”

Em seguida, clique em “incluir” e preencha os dados do cadastro de acordo com as orientações

Imagem 16- Cadastro do Cartão de Benefício

Número do Cartão de Benefício: informe o número do cartão de benefício do funcionário;

Código do Benefício: informe o código do benefício, referente ao cartão que está sendo cadastrado;

Cód. da Chapa: associe a chapa do funcionário ao cartão que está sendo cadastrado;

Dependente: associe o dependente do titular do benefício (somente quando tiver);

Data Início da Vigência: data de início da validade do cartão;

Data Fim Vigência: data final da validade do cartão.

Após preencher, clique em “OK” para concluir o cadastro.

Cadastro de Benefícios

O cadastro tem como objetivo definir os Benefícios concedidos pela empresa aos seus funcionários. Para realizar o cadastro selecione “Benefícios e Remuneração Variável” na aba “Valorização”

Imagem 17- Aba “Valorização” opção “Benefícios e Remuneração Variável”

Em seguida, clique em “incluir” no menu principal e preencha os dados de cadastro conforme as orientações

Identificação

Imagem 18- Cadastro de Benefícios- Aba Identificação

Cód. Benefício: gerado automaticamente pelo sistema;

Benefício: informe o nome do benefício;

-Quando o benefício for de natureza monetária, habilite o campo “Natureza Monetária”;

Data Início Vigência: início da vigência do benefício;

Data Fim Vigência: preencher somente quando o benefício tiver prazo determinado;

Periodicidade: informe quando o benefício é lançado;

Tipo de Benefício: vincule um tipo de benefício previamente cadastrado;

Objetivo de Benefício: vincule um objetivo previamente cadastrado;

Categoria de Benefício: vincule uma categoria de benefício ao cadastro;

Requisição de Solicitação: vincule a requisição quando o benefício for disponibilizado apenas mediante a solicitação;

Requisição para Recusa: vincule a requisição quando o benefício depender de aprovação e recusa;

Código do Contrato: não é utilizado;

Clique em “Salvar” e selecione a próxima aba

Descrição

Imagem 19- Cadastro de Benefício- Aba Descrição

Escreva brevemente sobre o benefício que está sendo cadastrado, colocando qual o tipo de benefício e como poderá ser utilizado. Após descrever, clique em “salvar” e selecione a próxima aba

Parâmetros de Cálculo

A aba “Parâmetros de Cálculo” é preenchida quando o benefício for de natureza monetária, onde deve ser informado o valor, selecionando as fórmulas e habilitando os campos de acordo com o benefício que está sendo cadastrado

Imagem 20- Cadastro de Benefício- Aba Parâmetros de Cálculo

Em seguida, clique em “salvar” e selecione a próxima aba

Eventos

Na aba “Eventos” é onde é feita a vinculação do evento relacionado ao benefício que está sendo cadastrado. Para realizar essa ação clique em “incluir”, selecione o respectivo evento, e em seguida clique em “Salvar”

Imagem 21- Cadastro de Benefício- Aba Eventos

Após concluir o preenchimento das respectivas abas, clique em “OK” para concluir o cadastro

Vinculação de Benefício

A vinculação de benefício tem o objetivo de vincular as seções, cargos, funções e funcionários. Para realizar essa ação, clique na opção “Processos- Vinculação de Benefícios”

Imagem 22- Opção “Processos- Vinculação de Benefícios”

Em seguida, escolha uma forma de vinculação e selecione ou crie um filtro

Imagem 23- Vinculação de benefício- Escolha forma de Vinculação

Após selecionar o tipo de vinculação e o filtro, inclua o benefício a seção, cargo/ função ou funcionário(s) escolhido

Imagem 24- Vinculação de Benefício- Novo Benefício

Selecione o benefício e informe a data de vinculação, em seguida, clique em “OK”

Imagem 25- Vinculação de Benefício

Observação: Habilite o campo quando o benefício for obrigatório

Depois de preencher, selecione “Avançar” e em seguida, “Executar” para concluir o processo

Lançamento de Benefício

O lançamento dos benefícios tem como objetivo lançar os benefícios vinculados anteriormente para ficha financeira do(s) funcionário(s) para a confecção da folha de pagamento. Para realizar essa ação, clique em “Processos- Lançamento de Benefícios”

Imagem 26- Processos- Lançamento de Benefícios

Selecione o(s) funcionário(s) e o(s) respectivo(s) benefício(s), e depois clique em “Lançar Benefício(s)”

Imagem 27- Lançamento de Benefício

Preencha os campos “Data Início e Data Término” com a data da vigência do benefício que está sendo lançado

Imagem 28- Lançamento de Benefícios

Em seguida, clique em “OK” para concluir o processo