Totvs Educacional- Cadastro das Matrizes Curriculares

O cadastro das matrizes curriculares fica localizado no “Módulo Educacional” e o sistema apresenta duas formas de realizar o cadastro das matrizes curriculares, a primeira é através da aba “Currículo e Oferta” opção “Matrizes Curriculares” e a segunda forma é através das Habilitações dos cursos.

  • 1° Forma:

Selecione a opção “Matrizes Curriculares” na aba “Currículo e Oferta”

Imagem 9- Opção “Matrizes Curriculares” na aba “Currículo e Oferta”

Em seguida, clique em “incluir” e preencha as informações de cadastro de acordo com as orientações

Imagem 10- Tela de Cadastro de Matriz Curricular

Cód. Curso: informe o curso correspondente a matriz que está sendo criada;

Habilitações: informe a habilitação vinculada ao curso correspondente a matriz;

Código Matriz: nome da matriz correspondente;

Total de Créditos: não é utilizado;

Carga Horária: informe a carga horária correspondente do curso cadastrado;

Data início e Data Término: não é necessário preencher porque não tem uma data término definida;

Status:

  • Ativa: não é a matriz atual, porém pode ser usada;
  • Inativa: matriz não utilizada;
  • Atual: matriz que está sendo utilizada.

Controle de Vagas: vagas disponíveis por disciplina da turma;

Min. Créditos: não é preenchido;

Max. Créditos: não é preenchido;

Dt. D.O.U: refere-se a data do Diário Oficial da União;

Tipo de Avaliação das Disciplinas Optativas: selecione a opção “Carga Horária”;

Tipo de Avaliação das Atividades Curriculares: selecione a opção “Carga Horária”;

Tipo de Avaliação das Disciplinas Eletivas: selecione a opção “Carga Horária”;

Regime: selecione a opção “Seriado”;

Fórmula para Cálculo de Média Global: selecione a fórmula criada previamente no sistema;

Fórmula para Coeficiente de Rendimento: selecionar a fórmula criada previamente no sistema;

Após preencher, selecione “salvar” e passe para a aba “Campos Complementares” e informe a carga horária complementar mínima

Imagem 11- Matriz Curricular aba “Campos Complementares”
  • 2° Forma:

A segunda maneira de realizar o cadastro da matriz curricular do curso, refere-se ao cadastro através da Habilitação dos Cursos. Para isso, selecione a opção “Anexos- Matriz Curricular”

Imagem 12- Cadastro de Habilitações opção “Anexos- Matriz Curricular”

Depois de escolher a opção acima, preencha os campos de cadastro de acordo com as orientações

Imagem 13- Cadastro da Matriz Curricular

Cód. Curso: é preenchido automaticamente pelo sistema;

Habilitações: é preenchido automaticamente pelo sistema;

Código Matriz: nome da matriz correspondente;

Total de Créditos: não é utilizado;

Carga Horária: informe a carga horária correspondente do curso cadastrado;

Data início e Data Término: não é necessário preencher porque não tem uma data término definida;

Status:

  • Ativa: não é a matriz atual, porém pode ser usada;
  • Inativa; matriz não utilizada;
  • Atual: matriz que está sendo utilizada.

Controle de Vagas: vagas disponíveis por disciplina da turma;

Min. Créditos: informar o valor mínimo de crédito;

Max. Créditos: informar o valor máximo de crédito;

Dt. D.O.U: refere-se a data do Diário Oficial da União

Tipo de Avaliação das Disciplinas Optativas: selecione a opção “Carga Horária”;

Tipo de Avaliação das Atividades Curriculares: selecione a opção “Carga Horária”;

Tipo de Avaliação das Disciplinas Eletivas: selecione a opção “Carga Horária”;

Regime: selecione a opção “Seriado”;

Fórmula para Cálculo de Média Global: selecione a fórmula criada previamente no sistema;

Fórmula para Coeficiente de Rendimento: selecionar a fórmula criada previamente no sistema.

Em seguida, clique em “salvar” e selecione a aba “Campos Complementares”, informando a carga horária mínima

Imagem 14- Matriz Curricular aba “Campos Complementares”

Depois de realizar o preenchimento dos dados do cadastro, é necessário acrescentar informações que estão presente em “Anexos”

Imagem 15- Opção “Anexos”

Período

O cadastro de período permite cadastrar e visualizar os períodos dos cursos oferecidos pela Instituição. Para isso, selecione a opção “Anexos- Período”

Imagem 16- Opção “Anexos- Período”

Em seguida, preencha as informações do cadastro de acordo com o período em questão

Imagem 17- Cadastro de Períodos

Em seguida, clique “salvar”

Para vincular as disciplinas, depois de realizar o cadastro do período, escolha a opção “Anexos- Disciplinas da Matriz Curricular”

Imagem 18- Opção “Anexos- Disciplinas da Matriz Curricular”

Ao selecionar essa opção, clique em “incluir” e preencha as informações do cadastro de acordo com a disciplina

Imagem 19- Tela de Cadastro de Disciplinas

Disciplina: selecione a disciplina correspondente;

Descrição: informe o nome da disciplina;

Tipo de Disciplina: preenchido automaticamente de acordo com a disciplina informada;

Grupo de Disciplina: utilizado nos casos de necessidade de agrupamento de disciplinas;

N° de crédito para cobranças: informe o número de crédito de cobrança;

Percentual de aulas não presenciais: não é necessário preencher;

Valor de crédito para cobrança: não é necessário preencher;

Prioridade de matrícula: não é necessário preencher;

Ordem no histórico: preenchimento opcional, refere- se a ordem de impressão da disciplina no histórico;

– Habilite o campo “Indica se entra no cálc. da média global”

Pré- Requisitos: o preenchimento é opcional;

Fórmula de Correquisito: selecionar a fórmula correspondente, quando necessário;

Fórmula de Pré-Requisito: selecionar a fórmula correspondente, quando necessário;

TCC: preencher somente quando for cadastrar a disciplina de TCC, porque o sistema tem um módulo específico de TCC;

Anexos

Em “anexos” tem a possiblidade de vincular informações referentes as disciplinas cadastradas .

Requisitos

A opção “Requisitos” é utilizado para definir os requisitos da disciplina, que são os critérios que o aluno deverá preencher dentro de sua vida acadêmica para cursar uma determinada disciplina ou período do curso. Para realizar essa ação, escolha a opção “Anexos- Requisitos” e preencha os dados do cadastro

Imagem 20- Opção “Anexos- Requisitos”

Disciplina: selecione a disciplina correspondente;

Código da Disciplina Requisito: vincule a disciplina que deverá ser utilizada como pré-requisito ou correquisito;

Tipo de Requisito: Existem duas formas de requisitos:

  • Pré-requisito: critério que o aluno já deverá ter cumprido;
  • Correquisito: critério que o aluno deverá fazer em paralelo;
Imagem 21- Tela de Cadastro Requisitos

Em seguida, clique em “salvar”

Equivalências de Disciplinas

O anexo “Equivalência de Disciplinas” é utilizado para definir as disciplinas de nomes diferentes que tem o mesmo conteúdo, ou seja, conteúdos equivalentes.

Imagem 22- Opção “Anexos- Equivalências de Disciplinas”

Após selecionar a opção acima, clique em “incluir” e selecione a disciplina equivalente

Imagem 23- Opção “Anexos- Equivalência de Disciplinas”

Em seguida, clique em “salvar” e logo depois em “OK”

Disciplinas Filhas

A opção “Anexos- Disciplinas Filhas” é utilizado quando uma disciplina é dividida em duas ou mais para compor um total da nota referente a uma disciplina inicial

Imagem 24- Opção “Anexos- Disciplinas Filhas”

Em seguida, clique em “incluir” e selecione a disciplina Filha e o % Disc Filha de acordo com o definido

Imagem 25- Tela de Cadastro Disciplinas Filhas

Após preencher, selecione “salvar” e em seguida “OK”

Competência

Campo onde é informado a competência que consta no diploma digital

Imagem 26- Anexos- Competência

Após escolher a opção acima, selecione a competência referente a matriz curricular

Imagem 27- Tela de Cadastro “Competência”

Em seguida, selecione “OK”

Disciplinas Optativas/ Eletivas

Anexo onde é definido quais disciplinas da matriz curricular é do tipo Eletiva ou Optativa.

-Disciplina Eletiva: é definida como equivalente a alguma disciplina da grade de curso;
-Disciplina Optativa: é definida como opcional para o aluno.

Imagem 28- Opção “Anexos- Disciplinas Optativas/ Eletivas”

Clique em “incluir” e preencha as informações da disciplina de acordo com as orientações

Imagem 29- Tela de Cadastro de Disciplinas

Disciplina: selecione a disciplina correspondente;

Descrição: informe o nome da disciplina;

Tipo de Disciplina: informe se a disciplina que está sendo cadastrada é optativa ou eletiva;

Grupo de Disciplina: utilizado nos casos de necessidade de agrupamento de disciplinas;

N° de crédito para cobranças: informe o número de crédito de cobrança;

Percentual de aulas não presenciais: não é necessário preencher;

Valor de crédito para cobrança: não é necessário preencher;

Prioridade de matrícula: não é necessário preencher;

Ordem no histórico: preenchimento opcional, refere- se a ordem de impressão da disciplina no histórico;

– Habilite o campo “Indica se entra no cálc. da média global”

Pré- Requisitos: o preenchimento é opcional;

Fórmula de Correquisito: selecionar a fórmula correspondente, quando necessário;

Fórmula de Pré-Requisito: selecionar a fórmula correspondente, quando necessário;

TCC: preencher somente quando for cadastrar a disciplina de TCC, porque o sistema tem um módulo específico de TCC.

Após preencher, clique em “OK” para finalizar o cadastro.

Na opção “Processos” dentro da opção “Matrizes curriculares” existe a possibilidade de atualizar número e valor de créditos das disciplinas.

Percentual de Reajuste 

O processo de atualização do número e valor de créditos da disciplina permite a atualização do “Nº de créditos para cobrança” e do “Valor do crédito” de todas as disciplinas vinculadas à Matriz curricular selecionada para o processo. Para realizar essa ação, selecione a opção “Processos- Atualizar número e valor de créditos das Disciplinas”

Imagem 30- Opção “Processos- Atualizar número e valor de créditos das disciplinas”

Aba – Atualizar número e valor de crédito das disciplinas

Imagem 31- Tela de Atualização dos Créditos

Tipos de disciplinas: Selecione o tipo das disciplinas desejadas;

Atualizar:

– Número de crédito para mudança e Valor do crédito: ao selecionar essa opção será possível atualizar tanto o número de créditos como os valores do crédito das disciplina, informe os novos valores nos respectivos campos: “Nº de créditos para cobrança” e “Valor do crédito” conforme desejar;

– Valor do crédito por percentual: Selecionando-se esta opção será permitido atualizar o valor do crédito de cobrança das disciplinas baseando-se em um percentual de reajuste, para isso, selecione essa opção e informe no respectivo campo o percentual desejado para reajuste.

Em seguida, clique em “avançar”

Aba – Agendamento do Processo

Imagem 32- Tela de Atualização de Créditos aba “Agendamento do Processo”

Hora da execução.

Agora: Sendo selecionado este a execução acontecerá assim que você finalizar esse processo. 

Executar em: Selecionando esse campo deverá ser informada a data e hora na qual deseja que este processo seja executado.  

Sob demanda: Será executado conforme a demanda 

Repetir a Execução; Nesta parte poderá ser selecionado para repetir essa execução conforme for agendada. Para uma execução única selecione “não repetir”. 

Após preencher, clique em “Executar” para concluir o processo de atualização