Os cadastros que serão apresentados abaixo estão localizados no “Módulo Educacional- Educacional” aba “Currículo e Oferta”

Cadastro de Turma/ Disciplinas
O cadastro tem como objetivo a realização do cadastro de turma/disciplinas em lote para um conjunto de turmas selecionadas. Para realizar o cadastro selecione a opção “Turmas/ Disciplinas” na aba “Currículo e Oferta”

Após selecionar a opção acima, clique em “incluir” e preencha as informações do cadastro da aba “Identificação” de acordo com as orientações:
Observação: As abas informações adicionais e campos complementares;

Período letivo: Informe o período letivo destinado à essa turma/disciplina
Código da turma: Selecione o código correspondente à essa turma;
Nome: Subscreva o nome dessa disciplina;
- Matriz aplicada:
Curso: selecione o curso correspondente à essa turma;
Habilitação: selecione a habilitação correspondente ao curso;
Matriz curricular: informe a matriz destinada a esse período de curso;
Duração da aula: informe a duração da aula;
- Turno: Selecione o turno do curso;
Tipo da Turma: selecione a modalidade da turma/disciplina (Presencial, a distância ou semipresencial)
Cód. Disciplina: Selecione o código correspondente a disciplina em andamento;
- Prédio /Vagas:
Prédio: Informe o prédio destinado ao curso dessa disciplina;
Sala: Informe a sala onde será cursada essa disciplina;
Bloco: Bloco Padrão;
Nº Máximo de alunos: Defina a quantidade máxima de alunos suportado nessa disciplina;
Controle de vagas: O sistema possibilita reservar vagas para calouros limitando vagas para alunos de outro curso. Para que isso seja possível o usuário deverá informar na opção de “Controle de vagas” o número de vagas para calouros e o número de vagas para alunos de outros cursos.
Depois de preencher as informações referentes a aba “Identificação” é necessário realizar a vinculação dos professores ao cadastro de Turmas/Disciplinas. Para realizar essa ação, selecione a opção “Anexos- Professores”

Após selecionar a opção acima, clique em “Incluir” e preencha as informações do cadastro seguindo as orientações

Professor: Informe o professor direcionado a essa disciplina
Tipo de participação: Informe o tipo de participação que esse professor tem nessa disciplina;
Tipo de professor: Selecione a categoria desse professor (Ex. Assistente, auxiliar, coordenador);
Data Início: Informe a data que dá abertura à disciplina.
Após realizar o preenchimento das informações, clique em “Salvar”
Montagem do Quadro de Horário
O Quadro de horários consiste na exibição e cadastro dos horários de cada disciplina semanal. Para realizar a montagem de um quadro de horário seleciona na aba “Currículo e Oferta” na opção “Montagem do Quadro de Horário”

Depois de selecionar a opção acima, preencha as informações de acordo com as orientações:

Filtro de turma:
- Período letivo: Informe o período letivo da turma;
- Turma: Informe a turma na qual será realizada o processo do quadro de horário;
- Turno: Informe o turno da turma;
Depois de preencher, clique na opção “Selecionar”
Após selecionar o filtro de turma, clique na aba “Turma / Disciplina” no canto inferior esquerdo, para que possa abrir a aba de disciplinas desse determinado período e curso.

Em seguida, selecione a disciplina desejada e arraste a mesma para o quadro de horário, definindo o dia e o horário de cada disciplina para determinada turma

Depois de montar o quadro de horário, selecione a opção “Salvar”, localizada na parte superior da tela
Geração do Plano de Aula
A geração do plano de aula pode ser feita de três formas diferentes, sendo elas: para todo o período de datas definido na turma/disciplina, no período letivo ou então para um intervalo de datas específicas.

Depois de selecionar a opção acima, preencha as informações de acordo com as orientações

Data inicial e final: Informe a data de inicio e fim das aulas;
Considerar data inicial e data final: selecione se o inicio e fim serão validados por “Turma/ Disciplina” ou “Período letivo”;
Não verificar data de validade do período letivo: habilite a opção caso seja necessário gerar um plano de aula fora da data de validade do período letivo;
Não ultrapassar carga horária da disciplina: selecione esse parâmetro para o sistema validar a duração da aula em minutos com a carga horária da disciplina em horas;
Tipo de aula: selecione o respectivo tipo da aula (Prática, teórica, laboratorial);
Não gerar plano de aula para feriados do tipo: Para que não sejam gerados planos de aulas para datas ocorridas em feriados ou atividades acadêmicas específicas, habilite o campo e informe o tipo de feriado e/ou de atividade acadêmica para os quais não desejam gerar plano de aula nas respectivas datas.
Depois de preencher, clique em “Avançar” e em seguida “Executar”
Gerenciamento de Aula
A partir dessa orientação é possível gerenciar todo o processo de criação de plano de aula, além de realizar toda a manutenção no cadastro das entidades que estão envolvidas diretamente no plano de aula. Para realizar essa ação, selecione na aba “Currículo e Oferta” a opção “Gerenciamento de Aula”

Após selecionar a opção acima informe o período letivo, turma e turma disciplina e realize o gerenciamento das aulas

No gerenciamento da aula é possível incluir ou excluir aula, incluir ou excluir professor
Visualização de Etapas
Essa interface corresponde a dois tipos de etapas sendo elas: Notas e Faltas. Nesse processo podemos visualizar as etapas, alterá-las e realizar novos cadastros.
Para realizar a visualização das etapas, selecione na aba “Currículo e Oferta” a opção “Visualização de Etapas”

Alteração:
Para realizar o processo de alteração de alguma etapa, selecione a etapa desejada e altere as informações do cadastro e em seguida, clique em “salvar”

Cadastro:
Para cadastrar uma nova etapa, clique no ícone “Incluir” dentro da etapa desejada e preencha as informações de acordo com as orientações

Turma / Disciplina: Informe a turma / disciplina na qual essa etapa está destinada;
Descrição: Dê uma breve descrição do tipo da etapa (ex. Média final e total de faltas.);
- Tipo da Etapa:
Dependendo do tipo da etapa selecionada serão abertos os campos referente a mesma
– Notas: Sendo selecionada a etapa “Notas” deverá preencher obrigatoriamente os campos citados abaixo;
Pontos distribuídos, Média: Informe a quantidade de pontos que serão distribuídos e a quantidade necessário que um aluno deve ter para ser aprovado;
Notas conceituais: Selecione uma das três opções para uso.
E por fim selecione as permissões e os campos que mais se adequam a essa etapa.
– Faltas: Sendo selecionada a etapa “Faltas” deverá preencher obrigatoriamente os campos citados abaixo:
Frequência mínima (%): Informe nesse campo o mínimo de frequência em porcentagem que o aluno deve ter:
E por fim selecione as permissões e os campos que mais se adequam a essa etapa.
Em seguida, clique em “Salvar”
Visualização de Avaliações
Através dessa opção é possível visualizar e alterar as avaliações por curso já cadastradas. Para realizar essa visualização escolha na aba “Currículo e Oferta” a opção “Visualização de Avaliações”

Alteração:
Para realizar alterações no cadastro de uma avaliação, selecione a etapa e altere o campo desejado

Após realizar a alteração, clique em “Salvar” para finalizar o processo