O cadastro do plano de pagamento que será apresentado abaixo está localizado no “Módulo Educacional- Educacional” aba “Financeiro/ Contábil” opção “Planos de Pagamento”

Após selecionar a opção acima, clique em “incluir” e preencha as informações do cadastro de acordo com as orientações:
Plano de Pagamento | Aba – Identificação

Período letivo: Informe o período letivo na qual será destinado esse plano de pagamento;
Código: informe um código;
Nome: crie um nome de identificação para esse plano de pagamento;
Descrição: informe uma breve descrição (Opcional);
Desconto contabilizado: Este campo tem papel apenas informativo. Os descontos aplicados aos lançamentos financeiros são aqueles informados dentro das parcelas;
Matrícula isolada: parâmetro que permite ao aluno cursar uma disciplina sem ter vínculo nenhum com a instituição e também em turmas livres cadastradas na instituição;
Validade do plano: campo preenchido automaticamente de acordo com a validade do período letivo. (Ao final desta validade, o plano não poderá mais ser utilizado em novos contratos);
Bloqueia alteração do valor base dos serviços obrigatórios na personalização: Se esta opção estiver marcada, o valor base dos serviços marcados como “Obrigatórios” não poderão ser alterados durante a personalização, ou seja, o valor base dos serviços obrigatórios não poderão ser alterados no plano personalizado..
Após realizar o preenchimento, clique em “Salvar”
Criação das Parcelas do Plano de Pagamento
Para realizar a criação das parcelas referentes aos planos de pagamentos, selecione o plano de pagamento correspondente e em seguida, clique em “Processos- Criação de Parcelas”

Criação de Parcelas | Aba – Seleção de Serviços
Serviço: Adicione os serviços que serão associados à essas parcelas

Em seguida, selecione “Avançar”
Criação de Parcelas | Aba – Informação para criação de parcelas

- Manter informações para todos os serviços selecionados:
Ao habilitar essa opção é permitido que os dados informados para o primeiro serviço sejam propagados para todos os outros serviços selecionados anteriormente para compor o plano de pagamento, evitando assim uma nova digitação dos dados por parte do usuário;
- Substituir Parcelas Existentes no plano de pagamento para o serviço:
Marcando esta opção o assistente substituirá as parcelas que porventura já existam para o serviço no plano de pagamento. Caso a opção não seja selecionada e já existam parcelas para o serviço as novas parcelas não serão geradas para o serviço em questão.
- Dados das Parcelas.
Número de parcelas: Informe a quantidade de parcelas na qual será criada;
Número de Cotas: Informe a quantia de cotas que serão utilizadas;
Tipo de Parcela: Selecione o tipo de parcela que será criada;
Competência: Informe a data de competência para a primeira parcela. Para as próximas parcelas o sistema irá incrementar o mês;
- Valores.
Desconto: Havendo desconto na parcela, preencha o percentual ou o valor
Tipo de Desconto: Selecione o tipo de acordo com o desconto fornecido
Valor calculado pelo número de créditos: Marcando este campo o valor das parcelas será calculado em função do número de créditos informados nas disciplinas cursadas. (Esta opção estará disponível somente para o nível de ensino superior).
Vencimento.
- Dia de vencimento:
– Fixo: Será sempre o dia informado no campo “Data de vencimento inicial”
– Útil: O vencimento de cada parcela será no dia informado no campo “Data de vencimento inicial”
– Último dia do mês: A data de vencimento das parcelas será o último dia útil do mês da data que foi informada no campo “Data de vencimento inicial”
Data de vencimento inicial: Informe o dia de vencimento da parcela inicial
Depois de realizar o preenchimento dos dados, clique em “Executar” para finalizar o processo de criação das parcelas
Vinculação do Plano de Pagamento na Matriz Aplicada
Depois da criação do Plano de Pagamento é importante realizar a vinculação do plano nas matrizes aplicadas que irão utiliza-los. Para realizar essa vinculação selecione a opção “Processos- Associar Matriz Aplicada ao Plano de Pagamento”

Depois de escolher a opção acima, selecione as matrizes para as quais deseja disponibilizar o Plano de Pagamento. Ao final do processo todas as matrizes selecionadas ficarão associadas ao plano e poderão ser utilizadas nos respectivos cursos.

Em seguida, clique em “Avançar” e depois em “Executar” para finalizar o processo de associação