Totvs Educacional- Cadastro do Plano de Pagamento

O cadastro do plano de pagamento que será apresentado abaixo está localizado no “Módulo Educacional- Educacional” aba “Financeiro/ Contábil” opção “Planos de Pagamento”

Imagem 01- “Módulo Educacional” aba “Financeiro/Contábil” opção “Planos de Pagamento”

Após selecionar a opção acima, clique em “incluir” e preencha as informações do cadastro de acordo com as orientações:

Plano de Pagamento | Aba – Identificação 

Imagem 02- Cadastro do Plano de Pagamento

Período letivo: Informe o período letivo na qual será destinado esse plano de pagamento; 

Código: informe um código;

Nome: crie um nome de identificação para esse plano de pagamento;

Descrição: informe uma breve descrição (Opcional);

Desconto contabilizado: Este campo tem papel apenas informativo. Os descontos aplicados aos lançamentos financeiros são aqueles informados dentro das parcelas;

Matrícula isolada: parâmetro que permite ao aluno cursar uma disciplina sem ter vínculo nenhum com a instituição e também em turmas livres cadastradas na instituição;

Validade do plano: campo preenchido automaticamente de acordo com a validade do período letivo. (Ao final desta validade, o plano não poderá mais ser utilizado em novos contratos);

Bloqueia alteração do valor base dos serviços obrigatórios na personalização: Se esta opção estiver marcada, o valor base dos serviços marcados como “Obrigatórios” não poderão ser alterados durante a personalização, ou seja, o valor base dos serviços obrigatórios não poderão ser alterados no plano personalizado..

Após realizar o preenchimento, clique em “Salvar”

Criação das Parcelas do Plano de Pagamento 

Para realizar a criação das parcelas referentes aos planos de pagamentos, selecione o plano de pagamento correspondente e em seguida, clique em “Processos- Criação de Parcelas”

Imagem 03- Opção “Processos- Criação de Parcelas”

Criação de Parcelas | Aba – Seleção de Serviços 

Serviço: Adicione os serviços que serão associados à essas parcelas 

Imagem 04- Criação de Parcelas aba “Serviços”

Em seguida, selecione “Avançar”

Criação de Parcelas | Aba – Informação para criação de parcelas 

Imagem 05- Criação de Parcelas aba “Informação para Criação de Parcelas”
  • Manter informações para todos os serviços selecionados:
    Ao habilitar essa opção é permitido que os dados informados para o primeiro serviço sejam propagados para todos os outros serviços selecionados anteriormente para compor o plano de pagamento, evitando assim uma nova digitação dos dados por parte do usuário;
  • Substituir Parcelas Existentes no plano de pagamento para o serviço:
    Marcando esta opção o assistente substituirá as parcelas que porventura já existam para o serviço no plano de pagamento. Caso a opção não seja selecionada e já existam parcelas para o serviço as novas parcelas não serão geradas para o serviço em questão.
  • Dados das Parcelas.

Número de parcelas: Informe a quantidade de parcelas na qual será criada;

Número de Cotas: Informe a quantia de cotas que serão utilizadas;

Tipo de Parcela: Selecione o tipo de parcela que será criada;

Competência: Informe a data de competência para a primeira parcela. Para as próximas parcelas o sistema irá incrementar o mês;

  • Valores.

Desconto: Havendo desconto na parcela, preencha o percentual ou o valor 

Tipo de Desconto: Selecione o tipo de acordo com o desconto fornecido 

Valor calculado pelo número de créditos: Marcando este campo  o valor das parcelas será calculado em função do número de créditos informados nas disciplinas cursadas. (Esta opção estará disponível somente para o nível de ensino superior).

Vencimento. 

  • Dia de vencimento:

– Fixo: Será sempre o dia informado no campo “Data de vencimento inicial”

– Útil: O vencimento de cada parcela será no dia informado no campo “Data de vencimento inicial”

– Último dia do mês: A data de vencimento das parcelas será o último dia útil do mês da data que foi informada no campo “Data de vencimento inicial”

Data de vencimento inicial: Informe o dia de vencimento da parcela inicial 

Depois de realizar o preenchimento dos dados, clique em “Executar” para finalizar o processo de criação das parcelas

Vinculação do Plano de Pagamento na Matriz Aplicada 

Depois da criação do Plano de Pagamento é importante realizar a vinculação do plano nas matrizes aplicadas que irão utiliza-los. Para realizar essa vinculação selecione a opção “Processos- Associar Matriz Aplicada ao Plano de Pagamento”

Imagem 06- Opção “Processos- Associar Matriz Aplicada ao Plano de Pagamento”

Depois de escolher a opção acima, selecione as matrizes para as quais deseja disponibilizar o Plano de Pagamento. Ao final do processo todas as matrizes selecionadas ficarão associadas ao plano e poderão ser utilizadas nos respectivos cursos.

Imagem 07- Opção “Associar Matriz Aplicada ao Plano de Pagamento

Em seguida, clique em “Avançar” e depois em “Executar” para finalizar o processo de associação