Totvs BackOffice- Ordem de Compra

O lançamento de Ordem de Compra está localizado no “Módulo BackOffice- Gestão de Estoque, Compras e Faturamento” aba “Compras” opção “Ordem de Compra”

Imagem 01 -Compras- Ordem de Compra

Ao selecionar a opção acima é necessário informar o tipo de movimento e a filial referente a “Ordem de Compra”

Imagem 02 – Compras – Ordem de Compra

Cadastro da Ordem de Compra

Ao selecionar a opção, poderão ser visualizadas as ordens de compra existentes no sistema. Para realizar a inclusão de uma nova “Ordem de Compra”, clique em “incluir” e preencha as informações de acordo com as orientações

Imagem 03- Compras- Ordem de Compra
Identificação | Aba- Cabeçalho
Imagem 04 – Ordem de Compra- Identificação- Cabeçalho

Filial: preenchido automaticamente pelo sistema;

Local de Estoque: selecione um local de estoque de acordo com a ordem de compra;

Fornecedor: selecione um fornecedor;

Série: preenchido automaticamente pelo sistema;

N° do Movimento: preenchido automaticamente pelo sistema;

Data de Emissão: informe a data da ordem de compra;

Data de entrada: informe a data da entrada da NF ou RPA;

Identificação | Aba- Tabelas
Imagem 05 – Ordem de Compra- Identificação- Tabelas

Centro de Custo: informe o centro de custo da ordem de compra;

Classificação Financeira: informe a classificação financeira;

Comprador: informe o responsável pela Ordem de Compra.

Integrações | Aba – Financeira
Imagem 06 – Compras – Ordem de Compras

Condição de Pagamento: informe a condição de pagamento da Ordem de Compra;

Conta/ Caixa: informe a conta/ caixa da Ordem de Compra;

Itens | Aba – Intens

Nesta aba deverá cadastrar os itens dessa ordem de compra, para realizar o cadastro clique “Incluir” dentro da aba Itens

Imagem 07 – Compras – Ordem de Compras
Identificação | Aba – Cabeçalho

Prosseguindo para essa nova aba, vamos fazer o cadastro do item destinado a essa ordem de compra, realize a inclusão do item conforme as orientações

Imagem 08- Compras – Ordem de Compras

N° Identificador | N° Sequencial: esses campos são preenchidos automaticamente pelo sistema

Produto: selecione o produto/serviço;

Unidade: informe a unidade de medida de acordo com o produto/ serviço;

Quantidade: informe a quantidade do produto/ serviço;

Preço Unitário: Informe o preço unitário desse produto/ serviço.

Identificação | Aba- Tabelas

Preencha o campo “Centro de Custo” de acordo com o item que está sendo incluído

Imagem 09- Compras – Ordem de Compras
Tributos e Valores | Aba- Valores

Aba onde deverá ser preenchidos os campos referentes aos valores financeiros, ao orçamento, a natureza orçamentária/ financeira (campo de preenchimento obrigatório)

Imagem 10 – Compras – Ordem de Compras
Rateios | Aba- Centro de Custo

Nesta seguinte aba deve fazer a inclusão do rateio por centro de custo do item

Imagem 11 – Compras – Ordem de Compras

Depois de preencher as abas clique em “salvar”

Faturar / Receber

É através desse processo que transformamos as ordens de compras em recebimento de materiais, que transformamos pedidos de vendas em movimentos de baixa, que realizamos transferência entre filiais dentre outros.

Para dar seguimento selecione o movimento, Processos – Faturar / Receber

Imagem 12 – Compras – Ordem de Compras