Totvs BackOffice/ Gestão Financeira- Lançamentos

O processo a seguir está localizado no módulo “BackOffice- Gestão Financeira” aba “Contas a Pagar/ Receber” opção “Lançamentos”

Imagem 01- Contas a Pagar/ Receber- Lançamentos

Para criar um novo lançamento, dentro da opção “Lançamentos” clique em “incluir” e preencha os dados de acordo com as orientações

Lançamentos | Aba- Identificação

Nessa aba deve ser informado sobre a identificação do lançamento financeiro

Imagem 03- Contas a Pagar/ Receber- Lançamentos

Pagar ou Receber: selecione de acordo com a necessidade desse lançamento, sendo ele de pagamento ou de recebimento;

Filial: informe a filial do lançamento;

Cliente/ Fornecedor: selecione o cliente fornecedor desse lançamento;

Tipo de Documento: selecione o tipo de documento;

Data de Emissão: campo preenchido automaticamente pelo sistema;

Data de Vencimento: informe a data de vencimento do lançamento que está sendo criado;

Histórico: Dê uma breve descrição desse lançamento (Ex. Mensalidade Graduação Enfermagem);

Lançamento | Aba- Valores- Gerais

Nessa aba será necessário preencher somente os campos mencionadas abaixo

Imagem 04 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos

Valor Original: informe o valor do lançamento;

Moeda: selecione a moeda de pagamento;

Conta Caixa: informe a conta caixa de recebimento ou de pagamento do lançamento;

Convênio: Informe o convênio da conta caixa informada no lançamento;

Lançamento | Aba- Dados Adicionais

Nesta aba informe o centro de custo e preencha as informações de rateio

Imagem 05 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos
Lançamento | Aba- Rateio Por centro de custo

Após abrir a aba de “Rateio por Centro de Custo” clique incluir(+) para habilitar os campos

Imagem 06 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos
Lançamento | Aba – Rateio Por centro de custo
Imagem 07 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos

Natureza Orçamentaria Financeira: selecione de acordo com o lançamento que está sendo criado;

Centro de Custo: informe o centro de custo de acordo com o lançamento;

Valor: insira o valor do rateio;

Percentual: informe o percentual;

Depois de preencher todas as abas descritas acima, clique em “OK” para finalizar o cadastro

Cancelamento de Lançamento

Para realizar esse processo, na aba “Lançamentos” escolha o lançamento que deseja cancelar

Observação: Só é possível realizar o cancelamento de lançamentos com o status “Em aberto”

Imagem 08 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos

Em seguida, clique na opção “Processos- Cancelar Lançamento”

Imagem 09 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos
Cancelar Lançamento | Aba – Dados do Lançamento

Informe no campo “Histórico” o motivo do cancelamento, a data é preenchida automaticamente pelo sistema

Imagem 10 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos

Em seguida, clique em “Executar” para concluir o processo de cancelamento

Vínculo de Lançamentos

Para realizar a vinculação de um lançamento financeiro, selecione um lançamento e em seguida clique em “Processos – Vincular lançamentos”

Imagem 11- Contas a Pagar / Receber – Lançamentos

É possível estabelecer o vínculo parcial ou total do valor disponível, para realizar esse processo, selecione “Total” ou “Parcial” as demais informações são preenchidas automaticamente pelo sistema

Imagem 12 – Contas a Pagar / Receber – Lançamentos

Clique em “salvar” para concluir o processo