O processo de baixa está localizado no “Módulo BackOffice – Gestão Financeira” aba “Contas a pagar/ Receber” opção “Lançamentos”

No sistema temos duas maneiras de realizar a baixa do lançamento, a baixa simplificada e a completa:
Baixa de Lançamento Simplificada
Através do processo de baixa simplificada é possível baixar/quitar um ou vários Lançamentos de uma vez. Porém, nesse modo é possível selecionar um meio de pagamento, com exceção do cheque.
Após abrir a opção “Lançamentos” selecione um ou mais no qual deseja realizar a baixa, depois clique em “Processos- Baixa – Baixar lançamento”

Baixar Lançamentos | Aba – Dados da Baixa
Nessa aba informe os dados básicos do lançamento destinado a baixa

Tipo de Baixa: Selecione “Simplificada”;
Data: inserido automaticamente pelo sistema;
Moeda: selecione o tipo de moeda;
Meio de Pagamento: informe o meio de pagamento dessa baixa;
Conta Caixa: Informe a conta caixa de recebimento da baixa;
Gerar: selecione “Um extrato para cada lançamento”;
Clique em “avançar”
Baixar Lançamento | Aba – Boleto
Aba de visualização dos lançamentos envolvidos

Baixar Lançamento | Aba – Edição do Lançamento
Nessa aba é possível informar e editar os dados do lançamento antes da baixa

Valor da Baixa: Informe o valor ou edite o mesmo caso não esteja correto;
Em seguida, clique em “Avançar”
Baixar Lançamento | Aba – Contabilização
Nessa aba é possível editar a Contabilização dos itens de baixa

Evento Contábil padrão para todos os itens de baixa: Informe o evento contábil dos itens a serem efetuados a baixa;
Observação: No momento da baixa do lançamento de “Recebimento” deverá ser escolhido o evento contábil “114- Recebimento de Contrato do Compras”
Depois clique “Aplicar Evento”, “Avançar” e execute o processo
Baixa de Lançamento Completo
O processo de baixa completo pode utilizar um ou mais meios de pagamento para o processo de baixa total ou parcial
Para isso acesse escolha um ou mais lançamentos e clique em “Processos- Baixa- Baixar Lançamento”

Baixar Lançamento | Aba – Dados da baixa
Nessa aba informe os dados básicos do lançamento destinado a baixa

Tipo de Baixa: selecione “Completa”;
Data: campo inserido automaticamente pelo sistema;
Moeda: selecione o tipo de moeda;
Conta Caixa: informe a conta caixa de recebimento da baixa
Gerar: Selecione “Um extrato para cada lançamento”
Histórico: informe um histórico;
Depois de preencher, clique em “Avançar”
Baixar Lançamento | Aba – Boleto
Nessa aba é possível visualizar os lançamentos envolvidos

Clique em “avançar”
Baixar Lançamento | Aba- Edição do Lançamento
Nessa aba é possível informar e editar os dados do lançamento antes de realizar a baixa

Valor da Baixa: Informe o valor ou edite o mesmo caso não esteja correto
Em seguida, clique em “avançar”
Baixar Lançamento | Aba- Edição de Meio de Pagamento
Nessa aba é possível adicionar um ou mais meios de pagamento para cada lançamento selecionado simultaneamente
Clique em “Incluir” para adicionar um novo meio de pagamento

Edição de meios de pagamento

Meio de Pagamento: Informe o meio de pagamento a ser adicionado;
Conta Caixa: Informa a conta caixa;
Cheque | Cartão.
Selecione cartão ou cheque, de acordo com o meio de pagamento selecionado anteriormente, e dê as informações do cartão ou cheque que o sistema pede;
Compensar Extrato: marque essa opção caso queira realizar a compensação do extrato;
Opção de Parcelamento: Este campo só estará habilitado caso o meio de pagamento for “Cartão de Crédito”, e então será possível selecionar uma das opções de parcelamento disponíveis
Clique em “Ok” se necessário adicione mais meios de pagamento, “Avançar”
Baixar Lançamento | Aba- Contabilização
Nessa aba é possível editar a Contabilização dos itens de baixa

Evento Contábil padrão para todos os itens de baixa: Informe o evento contábil dos itens a serem efetuados a baixa
Depois clique “Aplicar Evento”, “Avançar” e execute o processo
Cancelamento de Baixa
Esse processo consiste em cancelar a baixa gerada, para isso, selecione a aba “Contas a Pagar/ Receber- Lançamentos”

Selecione o Lançamento no qual deseja cancelar a baixa, após isso clique “Processos-Baixa- Cancelamento de baixa”

Cancelamento de Baixa | Aba- Dados do cancelamento
Preencha as informações para prosseguir com o cancelamento

Tipo de Cancelamento com extrato agrupado.
-Cancelar somente as baixas selecionada: sendo marcada essa opção ao avançar o sistema irá abrir uma aba apresentando todas as baixas selecionadas, e então deve-se escolher as baixas que deseja cancelar;
-Cancelar todas as baixas do extrato: ao marcar essa opção serão canceladas todas as baixas selecionadas no extrato;
Data de cancelamento: preenchido automaticamente pelo sistema;
Cancelamento de Baixa | Aba – Baixa não contábeis
Nesta aba serão exibidos os itens de baixa “Não contábeis” destinados ao processo de cancelamento

Em seguida, clique em “avançar” e depois “executar”
Conferência de Extrato de Baixa
Para dar a conferência do extrato da baixa prossiga dentro da opções de lançamento, selecione aquele que deseja conferir, após isso clique “Anexos – Extrato de Caixa – Extrato de Baixa”

Após abrir essa opção poderão ser visualizados os extratos de baixa do lançamento selecionado
