As tabelas Auxiliares ficam na área de “Currículo e Oferta”, Em “Acadêmico”:

Nessa área, são realizados os principais cadastros, com informações que alimentarão as tabelas principais, como “Alunos”, “Professores”, “Cursos”, “Matrículas”, etc. Ao realizar um clique sobre o nome “Auxiliares”, com a seta para baixo, é aberta uma lista de itens de cadastro, cada um deles posteriormente empregados em outra área, e cada um com itens diversos a serem preenchidos.
Tipos de aluno

Primeiro item da lista de Cadastros Auxiliares. Especifica os diferentes tipos de aluno, seja por situação (egresso, trancado, cancelado, aluno/ativo, desistente, etc), por nível de ensino (graduado, pós, etc.), por regime (presencial, remoto, Inova, etc.).
Apresenta apenas código e descrição, mas o código é criado automaticamente, em ordem numérica de cadastro dos tipos diferentes de alunos.
Os diferentes tipos de aluno devem ser definidos pela Instituição e eles são empregados, por exemplo, na ficha do aluno.
Tipos de matrícula

Área para preenchimento dos diferentes tipos de matrícula: regular, dependência, adaptação, aluno transferido, complementação de carga horária, etc.
É empregado na matrícula do aluno no período letivo
Apresenta apenas código e descrição, mas o código é criado automaticamente, em ordem numérica de cadastro.
Permite definir quais tipos de matrícula são passíveis de trancamento nessa área (caixa de seleção), o que configura como requisito impeditivo ou limitador para ações do aluno na sua ficha acadêmica. É possível, por exemplo, impedir que um aluno com alguma dependência possa realizar o trancamento da sua matrícula.
Motivo de alteração de matrícula

Área para preenchimento dos motivos de alteração de matrícula: rematrícula, matrícula, aprovado, reprovado, mudança de curso, etc.
Apresenta apenas código e descrição, mas o código é criado automaticamente, em ordem numérica de cadastros.
É empregado na realização de alterações manuais de matrícula do aluno, com justificativa (motivo), quando o aluno realiza solicitação. As datas dessas alterações precisam ser definidas em calendário e recusadas pelo próprio usuário do sistema caso excedam os limites estabelecidos, pois o sistema não bloqueia esse tipo de solicitação automaticamente.
Motivo de rejeição do documento

Área para preenchimento dos motivos de rejeição de documentos: ilegível, falso, titular ou documento incorreto, etc. Utilizado quando o aluno faz o envio de documentos no ato da matrícula ou até o final do primeiro semestre letivo, que não atendam aos requisitos necessários para sua aceitação e arquivamento pela Instituição.
Apresenta apenas Id. do motivo e descrição, mas o Id. é criado automaticamente, em ordem numérica de cadastros.
Documentos

Área para especificação de todos os documentos solicitados ao aluno na realização da matrícula: Histórico Escolar do Ensino Médio, CPF, RG, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, etc.
Apresenta apenas código e descrição, mas o código é criado automaticamente, em ordem numérica de cadastros.
Utilizados na matriz curricular e parametrização por curso para definir os documentos solicitados de caráter obrigatório ou facultativo na efetivação da matrícula do aluno.
Grau

Cadastro do grau de ensino do aluno no Ensino Médio, ou seja, sua vida acadêmica anterior à faculdade: regular, científico, magistério, supletivo, técnico, etc.
Apresenta apenas código e nome, ambos de preenchimento manual.
Utilizado no preenchimento do cadastro do aluno.
Deficiências

Área para especificação de todos os tipos de deficiências dos alunos.
Deve-se escolher entre os tipos de deficiência padrão, já vinculados a um código, e descrever a especificidade da deficiência na descrição.
É um cadastro vinculado na ficha do aluno, para definição de pessoas com necessidades educacionais especiais e é uma informação utilizada no cadastro do censo, nos cadastros de aluno e professor.
Tipos de ingresso

Cadastro das formas de ingresso do aluno: vestibular, Enem, histórico escolar, transferência, Fies, seleção simplificada, etc.
Apresenta código, de criação automática em ordem numérica de cadastros, descrição, que é o nome utilizado internamente para o tipo de ingresso do aluno e a seleção do tipo de ingresso de acordo com as opções padrão definidas para o Diploma Digital.
É um cadastro utilizado na área de cursos/habilitações da ficha do aluno e é necessário ao preenchimento das informações do Diploma Digital.
Provas de processo seletivo

Área para cadastro dos tipos de processos seletivos realizados: conhecimentos gerais, redação, etc.
Apresenta apenas código e avaliação, o código é gerado automaticamente e a avaliação corresponde ao nome do tipo de avaliação à ser cadastrado.
É vinculada a nota do aluno nas avaliações correspondentes ao processos seletivos, em casos de avaliações realizadas externamente ao sistema da Totvs, de alimentação manual pelo pessoal da Secretaria Acadêmica.
Instituições de ensino

Cadastro das instituições de ensino dos estudantes prévias ao ingresso no Unifagoc, ou seja, as escolas de Ensino Médio e faculdades de onde o aluno vier transferido.
Vincula o histórico escolar na ficha do aluno e possibilita o cadastro de “Autorização da Instituição” nos anexos, para que sejam armazenadas as informações das instituições de ensino de origem do aluno, seja de ensino médio ou superior, que serão utilizadas no Diploma Digital.
Normalmente são cadastrados o código, o nome da instituição (com nome e sigla, por padrão) ambos obrigatórios, e o endereço. O diretor não é necessário, por ser mutável, mas, apesar de não ser campo obrigatório, deve-se cadastrar o cód. E-MEC caso o aluno venha de transferência.
Campus/Polo

Área para cadastro dos Campus e Polos que compõem a Instituição.
Apresenta tipo Campus/Polo, código e descrição como obrigatórios.
O cadastro permite a inativação de qualquer Polo cadastrado no campo de seleção.
Tipos de sala

Cadastro de tipos de sala utilizados: salas de aula, laboratórios, multimeios, etc.
Possui código e nome como obrigatórios e apresenta um campo de seleção que permite reserva da sala.
O campo de reserva é relacionado às aulas do professor, ou seja, caso habilitado, podem ser feitas reservas das salas de aula nos horários de aula do professor.
Prédios/Blocos/Salas

Área de cadastro dos prédios, blocos e salas de aula.
Ao acessar esse cadastro e incluir um novo registro, é iniciado o cadastro de um prédio, com código e nome como itens obrigatórios, mas conta também com informações de contato e endereço, e seu vínculo com Campus/Polo.
Ao realizar o cadastro do prédio e salvar é possível iniciar o cadastro do(s) Bloco(s) em “Anexos”.

Imagem 14: Anexo “Bloco”
O cadastro de blocos exige código e descrição, e já vincula o prédio da qual o bloco é parte. Dentro dos anexos do bloco é possível realizar o cadastro das salas

Cadastro que possui apenas o código como campo obrigatório mas, apesar do campo capacidade máxima não estar definido como obrigatório, deve ser preenchido, pois é um campo limitador do número de matrículas da turma destinada à sala especificada.
É possível, nesse cadastro, definir o tipo de sala e bloquear as reservas em determinado dia da semana e horário.
Tipo de recursos

Área para cadastro de todos os tipos de recurso disponibilizados, como recursos audiovisuais, didáticos, etc.
Apresenta tipo de recurso e nome como obrigatórios e possui campo de seleção para permissão de reserva do recurso cadastrado.
Recursos

Área de cadastro dos bens na interface acadêmica. O cadastro pode ser feito de duas formas:
1 Nomeia-se o recurso e vincula o tipo de recurso cadastrado e define permissão ou não de reserva ou;
2. Seleciona o cadastro de bem existente e seleciona o bem, já cadastrado no patrimônio. Todas as informações referentes a esse bem virão do cadastro de patrimônio.
Esse é o cadastro onde estão localizados os recursos disponíveis para empréstimo, por exemplo, em aulas.
Grupos de ocorrências


Cadastro de grupos de ocorrências, como de professor e aluno, por exemplo. Essas ocorrências podem ser positivas ou negativas e vão para a ficha do professor ou do aluno via portal ou módulo educacional.
O cadastro apresenta código e descrição como elementos de preenchimento obrigatório.
Após o salvamento de um grupo de ocorrência, ou seleção de um grupo já salvo, é possível realizar o cadastro dos tipos de ocorrência acessando a área de “Anexos”.
O cadastro dos tipos de ocorrências exige o código, com geração automática, o grupo de ocorrência, que deve ser vinculado dentre os grupos cadastrados, e a descrição.
O campo “permite matrícula” é um limitador de permissão, para os casos de ocorrências mais graves, podendo ser definido se haverá alerta da ocorrência do aluno ou até mesmo o bloqueio da matrícula.
A caixa de seleção de permissão de cadastro afeta os professores, por exemplo, que tenham ou não permissão para cadastrar determinado tipo de ocorrência na ficha de um aluno. Já o campo “Visível no Portal” permite que o professor veja a ocorrência no portal do aluno. O professor só poderá cadastrar dada ocorrência se possuir as duas permissões no cadastro da ocorrência.
As ocorrências do aluno podem ser acessadas na ficha do aluno, em “Anexos”.
Grupos de conceitos

Cadastro de grupos de conceitos para disciplinas cujas notas não sejam numéricas. Essas disciplinas que utilizem conceito devem ser definidas na matriz curricular, pois uma mesma disciplina pode ser conceitual ou numérica, à depender do cadastro dessa disciplina da sua aplicação na matriz curricular.
Deve ser cadastrado o grupo de conceito, fornecendo o código, de geração automática e o nome do grupo e salvando.
Em seguida, em “Anexos”, é acessada a área de conceitos, onde são definidos quais os conceitos que façam parte desse grupo e quais os seus parâmetros.

No cadastro de conceito é necessário vincular ao grupo de conceito, definir um código para o conceito, uma nota inicial e final e salvar.
Deve ser definidos tantos conceitos quantos forem necessários para preencher os parâmetros do grupo e salvá-los.
Áreas

Cadastro das áreas de conhecimento dos cursos da instituição. Esse cadastro, no Unifagoc, apresenta o cadastro de áreas do conhecimento do MEC como padrão.
Apresenta apenas o código e o nome da área.
Eixo tecnológico

Cadastro de áreas do conhecimento de cursos técnicos, seguindo os padrões estabelecidos pelo MEC. Essa área será utilizada apenas caso a Instituição passe a oferecer cursos técnicos além dos cursos superiores
Possui um Id, um código do eixo e o nome como campos de preenchimento obrigatório.
Idiomas

Cadastro de idiomas que pode ser vinculado ao cadastro do aluno. Pode ser utilizado tanto na ficha do aluno como em casos específicos, como bolsas de pós-graduação que apresentem outros idiomas como pré-requisito, por exemplo.
Possui apenas código e nome do idioma, ambos com preenchimento obrigatório.
Profissões

Cadastro de profissões do Educacional, que pode ser vinculado ao cadastro do professor ou e do aluno. Utilizada apenas como banco de dados e apresenta apenas código e descrição como campos à serem preenchidos.
Não possui qualquer vínculo com os cadastros do Gestão de Pessoas e não é utilizado atualmente pela Instituição.
Ocupações

Cadastro de ocupações do Educacional, ou seja, das áreas específicas de atuação das profissões cadastradas. Pode ser vinculado ao cadastro do professor ou e do aluno.
Esse cadastro é utilizado apenas como banco de dados e apresenta código e descrição como campos à serem preenchidos.
Não possui qualquer vínculo com os cadastros do Gestão de Pessoas e não é utilizado atualmente pela Instituição.
Relação de cadastro

A relação de cadastro é uma área dos cadastros auxiliares que permite a cópia de informações entre coligadas. Uma das formas possíveis é entre contextos (origem e destino), divididos em períodos letivos ou turnos.
A outra possibilidade é a cópia de informações por formas de inscrição x tipos de ingresso.
Não é uma prática realizada atualmente, visto que a instituição possui filiais, mas não possui outra coligada.
Regiões

Cadastro que permite vincular a região do aluno na sua ficha.
Possui nome e região como elementos obrigatórios, mas a região é de preenchimento automático.
Escolas

Cadastro de escolas parceiras que utilizam a infraestrutura para a realização de cursos externos. Possui um código, de preenchimento automático, e um nome, de preenchimento obrigatório.
Projetos

Cadastro comumente utilizado em projetos de pesquisa, como teses de mestrado, por exemplo.
Exige preenchimento do título, tipo de projeto e sua ativação através da marcação do campo de seleção. Possui código com geração automática e permite preenchimento da carga horária.
Justificativas de falta

Cadastro das modalidades de justificativas de falta, que podem ser definidas em cadastro como contabilizáveis ou não dentro do total das faltas do aluno.
O cadastro possui um Id, de preenchimento automático, e a descrição da justificativa.
Portais
Banner

Área onde são cadastrados os banners que aparecerão no Portal do Aluno e/ou Professor. É feito o cadastro da imagem que constará no banner juntamente com o título, o link, a data inicial e final que o banner aparecerá no Portal, a ordem que esse banner aparecerá, caso esteja definido mais de um banner, em quais portais o banner deve aparecer e se esse banner está ativo.
O cadastro permite carregamento de imagem do disco ou imagem da webcam.