Totvs Recursos Humanos- Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

O cadastro do PDI é aliementado por 3 cadastros;

  • Gestão de Metas;
  • Questionário (Opcional);
  • Avaliação de Desempenho;

Esses cadastros se localizam no “Módulo RH- Gestão de Pessoas”

Gestão de Metas

A Gestão de Metas tem como objetivo definir os requisitos (metas) a serem cumpridos pelos funcionários para se chegar ao desenvolvimento individual ou atendimento aos requisitos de acesso do cargo. Ela é utilizada no PDI e nos Requisitos de Acesso

Para realizar o cadastro escolha a opção “Gestão de Metas” na aba “Acompanhamento”

Imagem 01- “Gestão de Metas” aba “Acompanhamento”

Selecione “incluir” e preencha os campos do cadastro, conforme orientações:

Imagem 02- Tela de Cadastro Gestão de Metas

Na aba “Identificação” devem ser preenchidos:

  • Nome: campo descritivo para nomear a Gestão de Metas;
  • Status: campo que conterá o status da Gestão de Metas. Este não é editável e pode conter somente os seguintes valores: Aberta, Em planejamento, Suspensa/Replanejamento, Cancelada e Finalizada; 
  • Descrição: campo descritivo para maiores explicações sobre a meta;
  • Data início/Data fim: campos que controlam a data de início/fim da meta. Deve-se atentar ao preenchimento pois se a data fim for menor que a data de acesso do avaliador no Totvs Portal, a meta não é visualizada;
  • Grupo da meta: campo que define em qual grupo as metas serão vinculadas (não é obrigatório);

As metas podem ser definidos como tipo “Agrupadora” ou “Valor”:

  • Meta Agrupadora: Utilizada no PDI, para desenvolver determinada competência do funcionário, através do agrupamento de metas individuais vinculadas a ela, porque no PDI pode ser usada uma ou mais ações para o desenvolvimento de determinada competência;
  • Meta Valor: São as metas individuais.

Ao finalizar o preenchimento da aba “Identificação” é necessário salvar, para seguir para a aba “Configuração”, pois os campos habilitados irão variar, dependendo do tipo de meta selecionada

Imagem 03- Aba de configuração “Tipo Agrupadora” do cadastro de Gestão de Metas

Na aba configuração, independente do tipo de meta, é necessário definir:

  • Forma de avaliação: Se vai considerar todos os lançamentos ou só o último;
  • Opções:

Avaliado visualiza meta: campo que define quando o avaliado visualiza suas metas ao acessar o Totvs Portal;

Exige aceite dos avaliados: campo que define que o avaliador pode solicitar o aceite da meta pelo avaliado no Totvs Portal. Ao solicitar o aceite, o avaliado recebe email com a informação de pendência de aceite. Este campo somente será habilitado se o campo “Avaliado visualiza meta” estiver marcado;

Avaliado pode lançar resultado: campo que define que o avaliado possa realizar lançamentos de resultads nas metas no Totvs Portal. Este campo somente será habilitado se o campo “Avaliado visualiza meta” estiver marcado;

Lançamento exige aprovação do avaliador: campo que define que o lançamento finalizado pelo avaliado no Portal ficará pendente até a aprovação do avaliador. Este campo somente será habilitado se o campo “Avaliado pode lançar resultado” estiver marcado;

Avaliado pode solicitar aprovação do lançamento: campo que define que o avaliado, ao incluir um lançamento através do Totvs Portal, pode solicitar a aprovação do lançamento para o avaliador. Ao solicitar a aprovação, o avaliador recebe email com a informação da aprovação. Este campo somente será habilitado se o campo “Lançamento exige aprovação do avaliador” estiver marcado;

Envio automático de e-mail após lançamento: campo que define que quando o lançamento da meta for realizado no Totvs Portal, um email será enviado ao avaliador.

Caso defina o tipo de meta como “Agrupadora”ao preencher todos os campos da configuração e salvar, serão habilitadas as abas “Composição de Metas (metas filhas)” e “Atribuições”

Imagem 04- Abas do Cadastro de Gestão de Metas Tipo Agrupadora

Na aba “Composição de Metas” é realizado o cadastro das metas filhas. Clique em “incluir” e preencha os campos, filtrando entre as metas agrupadoras cadastradas ou criando alguma nova meta agrupadora

Imagem 05- Tela de Composição de Metas

Para Filtrar uma meta agrupadora, clique nos três pontos e adicione as metas que já estão criadas

Imagem 06- Tela para filtrar ou incluir metas

Na mesma tela de filtrar as metas, pode ser criada uma nova meta clicando no ícone “incluir”

  • Já no caso da meta definida como meta valor, em configurações, os campos de Referência, faixa de valores e cumprimento de metas estão ativos.
Imagem 07- Aba de configuração “Tipo Valor” no cadastro de Gestão de Metas

Valor de Referência: indicador para concluir essa meta;

Faixa de Valores: determinados valores de percentual para considerar a meta concluída;

Cumprimento de meta: abaixo ou acima da faixa de valor;

Após finalizar o preenchimento das configurações e salvar, serão habilitados duas abas no cadastro: “Atribuições” e “Lançamentos”

Imagem 08- Abas de atribuições e lançamentos

A aba “atribuições” é onde o responsável acrescenta o avaliador e os avaliados da meta. Para criar as atribuições clique em “Incluir” e preencha as informações

Imagem 09-Aba “Atribuições”

A aba “Lançamentos” é onde o RH vai realizar o acompanhamento dos lançamentos de metas concluídas pelo colaborador

Imagem 10- Aba “Lançamentos”

Ao salvar e dar OK, o usuário retornará a interface de Gestão de Metas

Na interface de Gestão de Metas, é possível alterar o status das metas criadas, clicando na opção “Processos-Trocar status de Metas” e em seguida escolhendo a opção desejada

Imagem 11- Opção “Processos- Trocar status de Metas”

Grupos de metas

Permite definir os grupos à que as metas serão vinculadas, utilizadas para criar grupos de metas administrativas ou sistêmicas. Para realizar esse cadastro selecione a opção “Grupo de Metas” na aba “Acompanhamento”

Imagem 12- Opção “Grupos de Metas”

Selecione “incluir”, preencha os campos do cadastro conforme orientações e clique em “salvar”

Imagem 13- Tela de Cadastro do Grupos de Meta

Cód. Grupo de Metas: é preenchido de forma automática;

Nome: nome do grupo de metas;

Descrição: escrever informações sobre o grupo;

Cód. Perspectiva: perspectiva definida para o grupo de meta;

Perspectivas

Permitem definir as perspectivas da empresa, para que juntamente com os Grupos de Metas nas quais elas são associadas, possam definir um melhor alinhamento das metas a atingir.

Imagem 14- Opção “Perspectivas” aba “Acompanhamento”

Clique em “Incluir”, preencha os campos do cadastro conforme orientações e clique em “salvar”

Imagem 15- Tela de Cadastro de Perspectiva

Cód. Perspectiva: é gerado automático pelo sistema;

Nome: informe o nome da perspectiva;

Descrição: escreva brevemente sobre a perspectiva que está sendo criada;

Cadastro do PDI

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem como objetivo planejar, executar e acompanhar o desenvolvimento individual de cada profissional, visando atender as necessidades estratégicas internas de sua função/cargo e do desenvolvimento pessoal/profissional.

Para realizar o cadastro, selecione a opção “PDI” na aba “Acompanhamento”

Imagem 16 – “Acompanhamento” opção “PDI”

Após selecionar essa opção clique em “Incluir”, preencha os dados do cadastro conforme orientações abaixo e clique em “salvar”

Imagem 17- Cadastro PDI (primeira aba)

Na aba PDI deve-se preencher:

Cód. PDI: deve ser preenchido sequencialmente de forma manual;

Descrição: nome do PDI;

Data início: informe a data que começa o PDI;

Data Fim: informe a data de finalização do PDI (após essa data não é possível realizar mais nenhum lançamento);

Campo “Permitir visualizar próprio PDI”: serve para o funcionário realizar os lançamentos dentro do PDI;

Campo “Permitir ao próprio Avaliado definir seu PDI”: o próprio funcionário cria o seu PDI.

O PDI é utilizado para desenvolver competências e/ou requisitos de acesso para determinado colaborador. Na aba seguinte, habilite os campos referentes ao PDI que está sendo criado

Imagem 18- Cadastro PDI (segunda aba)

O aba instruções serve para ensinar como deve ser realizado o PDI

Imagem 19- Cadastro de PDI (terceira aba)

A próxima aba é onde você vincula a meta agrupadora (meta pai) para ser desenvolvida e o questionário (opcional) para ser respondido. Um ponto importante é que o questionário não impacta na nota do PDI

Imagem 20- Aba Gestão de Metas

A próxima etapa do cadastro do PDI é opcional, podendo vincular ou não uma avaliação de desempenho.

  • Para vincular uma “Avaliação de Desempenho”, filtre a avaliação desejada e clique em “salvar”. Realizando esse processo os participantes presentes na avaliação de desempenho serão vinculados ao PDI que está sendo criado
Imagem 21- Aba Avaliação de Desempenho

Observação: Tem a opção de liberar o PDI apenas após a conclusão da avaliação de desempenho, para realizar essa ação habilite o campo “Liberar PDI após encerramento da AD”

Importante: Se o PDI for vinculado à uma avaliação de desempenho os participantes que constam nela, irá fazer parte do PDI que está sendo criado, entretanto, se a opção escolhida for não vincular uma avaliação de desempenho, tem que configurar os participantes. Para realizar essa etapa clique em “Processos- Configurar Participantes”

Imagem 22- Opção “Processos- Configurar Participantes”

Escolha o tipo de montagem: automática (o sistema vai utilizar os parâmetros de “Elegibilidade”), manual (é necessário selecionar os avaliadores e os avaliados) ou importação (realizada através de arquivo XML), após realizar essa etapa clique em “Executar”

Imagem 23- Configurações dos Participantes

Ao finalizar o processo de cadastro do PDI é possível enviar e-mail para os avaliadores do PDI e gerar ações a partir do mapa de conhecimento na opção “Processos”

Imagem 24- Opção “Processos”