O objetivo deste artigo é te ajudar no processo de criação de um novo chamado no GLPI. Leia com atenção, e use-o como apoio nos primeiros acessos.
Endereço de acesso: suporte.unifagoc.edu.br/
1 – Tela de login.
Ao acessar o sistema de Suporte, você deve realizar o login usando o mesmo usuário e senha de nossos outros sistemas, como Portal do Professor, Meu RH, etc.
Feito isso, clique no botão ‘ENTRAR’ .

Figura 1 – Tela de login
2 – Tela inicial (FAQ e visualização de chamados)
Na tela inicial do sistema é possível visualizar uma lista de FAQ (Perguntas frequentes). Estes são artigos e tutoriais escritos pela equipe de TI que podem te auxiliar em processos do dia a dia:

3 – Criar um novo chamado
Para criar um novo chamado, clique na opção de “Criar um chamado” como demonstrado na imagem abaixo:

Ao acessar essa opção, será exibida a tela de detalhamento do novo chamado. Será necessário informar o Tipo da solicitação, a categoria, a urgência, elementos associados e observadores, se necessário, título e descrição.
É de grande importância que os campos sejam preenchidos no seu chamado com o máximo de detalhes e clareza, visando a agilidade no seu atendimento.
OBS: Campos com o caractere * são obrigatórios.

Os campos apresentados são:
Tipo
Existem duas classificações para os chamados: Requisição ou Incidente.

Requisições: são chamados onde são registrados solicitações.
Ex.: criação de usuário, instalação de programas, instalação de impressora, entre outros.
Incidente: são usados quando existe um problema que necessita de intervenção ou correção.
Ex.: problemas de impressão, erro em algum processo do sistema, entre outros.
Categorias
As categorias estão atreladas ao tipo de chamado e possuem subcategorias.
Após selecionar o tipo, verifique em qual categoria melhor se encaixa a sua solicitação ou problema. É importante que esse campo seja preenchido de forma coerente, visto que o setor de atendimento e tempo de solução variam de acordo com a categoria selecionada.
Você pode usar o campo de busca para pesquisar uma categoria condizente com a solicitação:

Urgência
Campo em que é definido o grau de urgência do chamado. Essa urgência não significa que seu chamado irá ser atendido com prioridade. Todos os chamados passam por uma análise onde são definidas as reais necessidades e urgências, considerando o impacto que ela representa para o setor / colaborador solicitante e sprint de chamadas já existentes no setor da TI.

Elementos Associado
Caso seu chamado envolva a manutenção de algum dos nosso equipamentos, você pode também selecionar em qual equipamento / periférico está precisando de manutenção. Isso ajuda a equipe de TI na hora de providenciar o atendimento. Clique no símbolo (+), escolha qual periférico precisará de manutenção e clique no “+Adicionar”.
OBS: Esse campo não é obrigatório.
Observadores
É possível pesquisar o nome de colaboradores e adicioná-los ao seu chamado para que possam acompanhar o andamento da solução.

Título
Descreva brevemente o título que representa seu problema.
Ex: Meu computador está reiniciando sozinho.
Descrição
Descreva detalhadamente o motivo da abertura do chamado. Se possível, adicione prints do sistema/processo, mensagens de erro, dados informados na execução do processo, fotos do defeito no equipamento, etc.
É de grance importância uma boa descrição para que a solução do chamado seja agilizada.
Escolher Arquivos
É possível adicionar arquivos ao seu chamado. Clique em “Escolher arquivos” e selecione os arquivos que possam ajudar no entendimento do problema registrado ou até mesmo na solução.
Ao finalizar o registro, clique em “+ Enviar mensagem” para registrar o seu chamado.
Para acessar o(s) chamado(s) já registrado(s), clique na opção de “Chamados” e realize os filtros adequados:
